Cinco Telecentros são inaugurados na região

A Prefeitura inaugurou ainda no mesmo mês de junho, outros 48 Telecentros na cidade.

Cursos de inclusão digital, de acesso a Internet, impressão de currículos, trabalhos escolares e até 2ª via de documentos e contas, são serviços oferecidos gratuitamente, nos telecentros da Prefeitura de São Paulo. Durante o último mês de junho, foram inaugurados na região da Mooca cinco telecentros, o que quase triplica o número de unidades na área sob jurisdição da Subprefeitura Mooca. No total agora temos oito unidades espalhadas pelos seis distritos. Outras 48 unidades começaram a funcionar pela cidade também no último mês.

“Além de um serviço gratuito, encontramos aqui também funcionários da prefeitura que nos auxiliam. Se eu fosse a uma “Lan House” seria mais complicado mexer nas ferramentas sozinhos”, afirma Nelson Antonio Pereira, 62 anos, que aprova os serviços e a assistência recebida do novo Telecentro localizado na Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo. Para Nelson, a praticidade das instalações é um benefício e a parceria com a Biblioteca é ideal. Ele está desempregado e vai a biblioteca ler o jornal diário e procurar emprego através dos anúncios, em seguida, entra na porta ao lado e envia seus currículos às empresas nas quais tem interesse.

O Telecentro Profº Arnaldo Magalhães Giácomo possui vagas para o novo curso de Introdução a Informática. Os interessados devem comparecer na unidade com a cópia do comprovante de residência e documento de identidade. Os cursos têm duração de 20 horas, de segunda a sexta-feira, das 08h00 ás 10h00, das 13h00 ás 15h00 e das 15h00 ás 17h00. No total, são 15 vagas por turma. No curso, o aluno apreenderá noções básicas de informática, através de exercícios práticos sobre os temas: o computador e suas partes; como escrever textos; currículos; o uso da Internet; como criar e-mail; planilhas eletrônicas; entre outros.

A idade mínima para utilizar os equipamentos é de 10 anos. Nesta unidade, inaugurada em 22 de junho, mais de 70 pessoas já tiveram acesso a alguma das ferramentas disponíveis no Programa da Rede de Inclusão Digital, oferecido pela Prefeitura. Confira abaixo a localização das novas unidades.

O programa é gerenciado pela Coordenadoria de Inclusão Digital (CID), pertencente à Secretaria Municipal de Participação e Parceria, e consiste em disponibilizar espaços para a utilização de computadores com acesso à internet, além de oferecer cursos e oficinas de informática para todas as faixas etárias. Atualmente, o Telecentro é considerado o maior programa do mundo de inclusão digital desenvolvido em uma mesma localidade. Cerca de dois milhões de pessoas estão cadastradas nas unidades.

Com as últimas inaugurações, a cidade passa a contar com 353 telecentros, que disponibilizam gratuitamente 11 cursos e 60 oficinas com diferentes temas e ajustáveis de acordo com a demanda local dos usuários. Os cursos com maior procura são introdução à informática, digitação e edição de planilha.

Novas unidades:

- Telecentro Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo - Rua Restinga, 136, Tatuapé

- Telecentro Clube Escola - Rua Monte Serrat, 230 - Tatuapé

- Telecentro Anjo Menino - Rua Serra de Botucatú, 1233 – Tatuapé

- Telecentro Belém - Rua Cajuru, 730 – Belém

- Telecentro Ceteac - Rua Doutor Almeida Lima, 462 - Brás