Subprefeitura Mooca adota novas práticas para acolhida dos idosos

Em junho, funcionários do órgão foram capacitados sobre os novos métodos de qualificação do atendimento

Com objetivo de capacitar o servidor público municipal a receber a pessoa idosa de forma adequada, acolhedora e amistosa, a Subprefeitura Mooca proporcionou para seus funcionários, principalmente aqueles que trabalham diretamente com atendimento ao público, e demais servidores públicos de outros órgãos, o curso de "Acolhimento ao Idoso na Praça de Atendimento".

O curso foi ministrado na sede da Subprefeitura Mooca, sendo que as primeiras turmas freqüentaram as aulas nos dias 20, 27, 22 e 29 de junho. Durante o módulo, foram abordados assuntos específicos sobre o envelhecimento, diretrizes aos funcionários sobre como uma pessoa idosa se comunica, qual é o seu comportamento e como proceder em situações inusitadas, para assim, saber agir prontamente com confiança e determinação, sem oferecer risco ao idoso atendido.

No total, até o momento 89 pessoas adquiriram conhecimentos em gerontologia, no que se refere à comunicação com pessoas idosas, e também, a executar o atendimento considerando o comportamento desenvolvido pelo idoso durante o processo de envelhecimento. Os funcionários foram orientados a buscar soluções para os problemas apresentados, já avaliando o contexto do envelhecimento e suas implicações, para facilitar a compreensão. As aulas foram ministradas utilizando métodos como exposição e diálogos.

Algumas atitudes simples foram abordadas e a aplicação dos métodos ensinados pode trazer uma grande diferença no atendimento ao idoso. Entre elas estão a proximidade com o idoso quando fala ou efetua explicações, e falar de forma pausada com polidez e prolixidade. O curso contará com novas turmas, que serão ministradas entre os dias 13 e 15 de setembro e as vagas limitadas. Para mais informações, ligue 2122-9155.