Feiras de artesanato são reformuladas e recebem novos expositores

Ao todo, 86 novas barracas irão compor o quadro de expositores nas cinco feiras da região

Com produtos pintados à mão, trabalhados em madeira ou costumizados, as cinco feiras de artesanato da região sob jurisdição da Subprefeitura Mooca foram submetidas a uma reformulação e contam agora com acréscimo de 86 novos expositores. O objetivo da ação é oferecer maior variedade de produtos para os visitantes. Ao todo, são cinco feiras na região localizadas em praças e largos e que contribuem para a geração de renda dos expositores. As feiras de artesanatos oferecem produtos de arte em tecido, pinturas em mdf, objetos de decoração, alimentos, entre outros.

Moradora de uma rua próxima a Praça Silvio Romero, local onde ocorre à feira de artesanato todas as terças-feiras, Marlene Marques Galatti conta que visita a feira de forma constante em busca dos produtos comercializados no local. “Eu moro aqui perto, sempre que tem alguém fazendo aniversário, eu venho aqui comprar um presente. Tem que comprar produtos bonitos e baratos. Quando estou com preguiça de cozinhar, temos aqui as barracas de alimento. Eu só compro se agradar, senão não compro, mesmo que seja barato e nem recomendo a ninguém”.

Já Gautama Sidharta Araújo Peracini, diz que leva a família para passear na praça nos dias que a feira está instalada. “(a feira) Deixa o bairro mais bonito, gostoso de visitar, tem as crianças brincando, é apropriado para trazer a família para passear. É muito melhor do que ir para locais longe de casa. Aqui é possível passear, gastar, se divertir, mesmo que seja algo rotineiro, já que eu passo sempre aqui e nas visitas sempre costumo gastar”.

A listagem com o nome dos expositores aprovados na última seleção efetuada pela subprefeitura, foi publicada no Diário Oficial do Município de São Paulo, no dia 9 de julho. A partir desta data, os convocados ganharam um mês de prazo para comparecer a sede da Subprefeitura Mooca, portando os documentos necessários para estar apto a trabalhar. Após a liberação da documentação, os expositores estão liberados para montar as barracas e comercializar seus produtos.

Os expositores selecionados para as vagas disponíveis nas cinco feiras de artesanato foram submetidos a um processo de escolha realizado pela Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades). Os artistas plásticos foram avaliados na Associação Belas Artes. Já os selecionados para trabalhar nas barracas de alimentação, passaram por uma triagem no Espaço Gourmet, que contou com a participação do Sindicato dos Nutricionistas. Todos os aprovados receberam nota suficiente para integrar o quadro de expositores.

Mesmo com a aprovação já concedida pelas entidades avaliadoras e a convocação publicada no Diário Oficial, os expositores que irão trabalhar nas barracas de alimentação ainda passaram por um Curso de Manipulação de Alimentos, no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricionistas em São Paulo (Comusam-SP).

Programação

Feira de Artesanato do Largo Nossa Senhora do Bom Parto
Quintas-feiras e Sábados - 09h00 às 17h00
Ruas Azevedo Soares e Serra do Japi     Tatuapé                                                                                                         

Feira de Artesanato do Largo São José do Belém
Quartas-feiras - 09h00 às 17h00
Rua Silva Jardim
Belém
Feira de Artesanato na Praça José Moreno
Sextas-feiras - 09h00 às 17h00
Avenida Celso Garcia, altura do número 4200
Tatuapé
Feira de Artesanato na Praça Silvo Romero
Terças-feiras - 09h00 às 17h00
Ruas Coelho Lisboa, Tuiuti e Serra de Bragança
Tatuapé