Obras no sistema de drenagem trazem melhorias para os baixos do Viaduto Guadalajara

Além da reforma da galeria, construção de ramais, poços de visita e bueiros,a Subprefeitura Mooca vem realizando limpezas constantes em toda a região

Com o objetivo de combater enchentes e pontos de alagamento em nossa região, a Subprefeitura Mooca, por meio de sua Coordenadoria de Projetos e Obras, realizou neste ano diversas intervenções nos baixos do Viaduto Guadalajara, um dos mais importantes no Distrito do Belém.

Após as intervenções da Subprefeitura, não foi apresentando nenhum problema no local nas últimas chuvas que recentemente castigaram a cidade. Uma verdadeira demonstração da qualidade dos serviços efetuados naquele local e no seu entorno, durante o segundo semestre deste ano.

Para garantir a qualidade dos serviços, foi necessário o trabalho de várias equipes operacionais, entre técnicos e engenheiros, além do planejamento das ações em conjunto com a Sabesp e Comgás, para desobstruir o sistema de drenagem sem ocasionar transtornos aos moradores.

Ao todo, foram retirados de galerias 72m³ de resíduos, o que equivale a aproximadamente 100 toneladas entre canos sem uso, pedaços de asfalto e madeiras. Os trabalhos também serviram para que fossem retiradas ligações clandestinas de água e esgoto. Depois, foram feitas obras de recuperação e melhoria da drenagem, com a reforma de 17 poços de visita e 46 bocas de lobo.

Além disso, foram construídas oito bocas de lobo, três poços de visita, reforma de galerias e ampliação de ramais. A Subprefeitura mantém a área com limpezas rotineiras, inclusive com equipamentos de hidrojateamento, ou seja, uso de água pressurizada utilizada para desobstrução de tubulações.

Não foram só os moradores e comerciantes do entorno do Viaduto que perceberam as melhorias realizadas. Os arredores do Largo Ubirajara e as Ruas Silva Jardim e Siqueira Bueno, até o Rio, Tietê também foram beneficiados com a reforma, pois os serviços foram estendidos para a região, promovendo maior captação das águas, melhorando o sistema de drenagem como um todo. Os motoristas que trafegam pela Radial Leste também registraram mais tranquilidade em dias de chuva.

No entanto, para que as providências tomadas pela Subprefeitura Mooca continuem com esse efeito positivo, a população precisa colaborar respeitando os dias e horários de coleta, descartando o lixo em locais adequados e denunciando quem joga lixo nas ruas. Para fazer solicitações ou denúncias, basta entrar em contato com a Prefeitura por meio do telefone 156, pelo site http://sac.prefeitura.sp.gov.br, ou pessoalmente na Praça de Atendimento da Subprefeitura Mooca, localizada na Rua Taquari, 549.