População da região quer mudanças no Plano Diretor Estratégico

Habitação, transporte e áreas verdes: esses foram os principais temas apontados pelos participantes, durante discussão ocorrida no último sábado, dia 24

Com quatro horas e meia de duração e a participação de aproximadamente 150 pessoas - das Subprefeituras Mooca, Vila Prudente, Penha e Aricanduva/Vila Formosa que formam a macro região Leste1 - aconteceu a discussão pública da minuta do Projeto de Lei do novo Plano Diretor Estratégico do município de São Paulo.

Tal encontro faz parte de uma série promovida pela Prefeitura para garantir a ampla participação da população da cidade, que foi dividida em oito macro-regiões para tornar os trabalhos mais ágeis e facilitar o acesso aos interessados. As contribuições de todos serão enviadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e, posteriormente, à Câmara dos vereadores, para a votação da nova lei que norteará o desenvolvimento da capital nos próximos anos.

Na platéia do encontro da Leste 1 estavam presentes moradores, estudantes, empresários, líderes de movimentos sociais entre eles de moradia, além de membros do Conselho do Idoso, da Pastoral e dos CADES Penha e Mooca- Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz.

Os presentes puderam fazer comentários manuscritos ou através do microfone, sendo que desses últimos quatorze foram registrados. Referindo-se ao tema habitação, a maioria das contribuições foi sobre a necessidade de repensar as áreas de ZEIs- zonas especiais de interesse social- e de controlar a verticalização dos bairros. Já em relação ao transporte, a maioria concordou ser urgente a ampliação da rede. Sobre as áreas verdes também houve unanimidade: acréscimo e instauração de novos locais.

Os trabalhos tiveram início com a apresentação técnica do diretor do departamento de urbanismo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que abordou os temas constantes do PDE. Depois da fala de cada inscrito os subprefeitos presentes: da Mooca, Vila Prudente, Penha e Aricanduva fizeram comentários específicos sobre cada assunto.

Nas palavras do subprefeito da Mooca “temos que compreender a importância do momento histórico que estamos vivendo e buscar, através da participação de todos, transformar a cidade para melhor, visando obter, sobretudo, mais equilíbrio em relação ao uso do solo, à oferta de transporte e emprego e à distribuição de áreas verdes. E isso é possível fazendo a revisão do Plano Diretor Estratégico. Quando a discussão for para o Plano Regional as questões serão mais específicas e temos que ficar atentos para os Planos de Bairros.”

Durante o evento foi distribuído material impresso com o pré-projeto do Plano, que também pode ser consultado pelo www.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br onde os munícipes podem, até o dia 6 de setembro, enviar suas propostas.