Atividades esportivas e culturais em praças contribuem para vida mais saudável

Aulas de dança e de alongamento na Capela do Socorro prosseguem até o dia 25 de maio

 A Cidade de São Paulo possui hoje, aproximadamente, 12 mil metros quadrados de áreas verdes, em média, por pessoa. Nesses espaços, principalmente, em praças e parques a população se reúne para fins esportivos, lazer, sociais, etc. A utilização desses equipamentos é de extrema relevância para os munícipes e foi priorizado pela administração municipal que está investindo em todas as regiões.

Uma dessas iniciativas acontece na região da Capela do Socorro, na qual a Casa de Cultura Palhaço Carequinha, com o objetivo de alcançar diferentes públicos e de expandir suas atividades, levará às praças da região aulas de dança e de alongamento para pessoas de todas as idades.

Atualmente, cerca de 120 alunas, de diferentes faixas etárias, frequentam a oficina que é oferecida na Casa de Cultura. Devido ao sucesso das aulas e da grande procura, a atividade está sendo oferecida nas praças. A iniciativa é uma parceria da subprefeitura com o grupo Bem Estar Dance e promete movimentar a região com atividades físicas e de lazer até o dia 25 de maio. Para participar, basta comparecer com roupas confortáveis e tênis.

Ginástica e sarau nas praças
A região da subprefeitura São Mateus conta com aproximadamente 50 praças com equipamentos de ginástica destinados à população idosa, mas que também são utilizados por pessoas de diversas faixas etárias. As duas praças mais procuradas da região para atividades físicas estão localizadas nas Ruas Borzesguim e Doutor Paulo Carneiro Maia.

Já em Parelheiros, todos os sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas, acontece a feirinha de Artesanato, na Praça Júlio César de Campos. No último domingo de cada mês, partir das 10 horas, acontece também, no local, uma feira de doação e troca de livros e, a partir das 18 horas, um Sarau.

Revitalização
Na região de Itaquera, 14 praças foram revitalizadas e receberam equipamentos para atividades de ginástica voltadas à terceira idade. Além disso, a Praça Vila Santana, anteriormente um terreno abandonado, com mato e utilizado irregularmente para descarte de lixo e entulho, hoje representa uma nova opção de lazer aos moradores da região, contribuindo assim, para a melhoria na qualidade de vida e incentivo à pratica de exercícios físicos e outras atividades de lazer.

Também na região de Itaquera, a mais recente reforma aconteceu na atual Praça Shinzaburo Mizatuni, que abrigava um campo desportivo, cuja grama sintética estava velha. Depois das obras de reforma e adequação, a situação mudou. Lá, com a revitalização foi construída uma arquibancada, a instalação de alambrado, pintura, trave e portão para futebol de salão, tela de nylon e instalação de nova grama. Além disso, foi criada uma área de convivência, que contempla conjunto de mesas e bancos de concreto e iluminação. A Subprefeitura reformou e adequou o passeio do local, incluindo pintura. Houve também a troca parcial de guias e sarjetas de concreto, bem como a instalação de equipamentos para a terceira idade e totem de orientação.

Na região de Aricanduva, as Praças Sampaio Vidal, São João Vicenzotto e Dueré abrigam feiras de artes e artesanatos, equipamentos de ginásticas e comidas típicas todas as quartas, sextas, sábados e domingos.

Acesse o site das subprefeituras para conhecer mais atividades de lazer.