Subprefeituras celebram o Dia do Meio Ambiente com atividades gratuitas

Ações promovidas nos bairros são voltadas a públicos de todas as idades

 Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), as subprefeituras promovem atividades de educação ambiental para todos os públicos. As comemorações iniciam às 9h30, desta quinta-feira, na Praça Santíssima Trindade, com atividades especiais para as crianças na região da Subprefeitura Casa Verde. A programação terá apresentação de coral, plantio de mudas e atividades recreativas para as crianças.

Ainda na zona Norte, a partir das 14h, haverá roda de conversa sobre “A Sustentabilidade na nossa região... É fato ou boato”, no CEU Jaçanã. O encontro terá a presença de especialistas em meio ambiente, personalidades do setor público, privado e população local.

Na zona Leste, acontecerá a 3ª edição do “Canteiro não é lixeira”, no CEE – Centro Educacional Esportivo Vicente Ítalo Feola (Clube da Vila Manchester), no bairro Aricanduva. A partir das 10h, os moradores estão convidados a participar de diversas atividades, como: oficinas de hortas verticais, reaproveitamento de materiais recicláveis, distribuição de mudas e a exposição de tenda de zoonoses. A iniciativa quer conscientizar a população a não jogar lixo em calçadas, canteiros, ruas e terrenos baldios.

Para os alunos da EMEF Prof. Carlos Rizzini, a atividade será o workshop “Verde que te quero ver de perto”, nas trilhas da centenária Praça Floriano Peixoto, em Santo Amaro, com a equipe de engenheiros agrônomos da subprefeitura da região. A ação terá início às 10h30 e ao final, os estudantes participarão de encontro com contadores de histórias do grupo “Línguas Encantadas e Encantantes”.

Exposições

Ainda no dia 5, às 19h, será realizada a abertura da exposição fotográfica “Jardins Secretos”, de Alexandre Ozório. O fotógrafo registra a força da natureza, em pleno centro de Santo Amaro. Com curadoria da Casa de Cultura Cora Coralina, a mostra ficará aberta ao público até 5 de julho no saguão do Paço Cultural Júlio Guerra.

Para fechar as celebrações, no sábado (7), a partir das 10h, os moradores de Guaianases poderão retirar mudas de plantas ornamentais e sementes de cacto, camomila, couve, brócolis, alface e rúcula, no Parque Linear Guaratiba. A iniciativa é uma parceira entre o Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz de Guaianases e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho, mas sua criação ocorreu na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, durante a Conferência de Estocolmo (Suécia). A data visa aumentar a conscientização e ação política aos povos e países na preservação ambiental. Neste ano, o foco da data serão as mudanças climáticas, com o tema “Aumente sua voz, não o nível do mar”.

Serviço:

Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha
5/6 - das 09h30 às 12h.
Local: Praça Santíssima Trindade – Casa Verde

Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão
3º Canteiro não é lixeira
5/6 – 10h às 15h
Local: CEE Vicente Ítalo Feola - Clube da Vila Manchester (Praça Haroldo Daltro, s/n)

Subprefeitura Santo Amaro
Workshop “Verde que te quero ver de perto”
5/6 – 10h30
Local: Praça Floriano Peixoto

Exposição fotográfica “Jardins Secretos”
5/6 a 5/7 – 10h às 16h (segunda a sexta-feira)
Local: Paço Cultural Júlio Guerra (Praça Floriano Peixoto, 131)

Subprefeitura Jaçanã/Tremembé
Roda de conversa “A Sustentabilidade na nossa região... É fato ou boato?”.
5/6 - 14h às 17h (Sala multiuso).
Local: CEU Jaçanã (rua Dr. Mário Lago, 46 – Tremembé)

Subprefeitura Guaianases
7/6 – 10h às 12h
Parque Linear Guaratiba (Rua Salvador Gianetti, 305 – Guaianases)