Semana da Consciência Negra terá mais de 40 atividades no centro

Programação vai dos dias 16 a 20 de novembro e contará com debates, seminários, feira de artes, culto religioso e shows gratuitos de artistas como Alcione, Jorge Aragão, Chico César e Arlindo Cruz

Entre os dias 16 a 20 de novembro, o Largo do Paissandu e o Vale do Anhangabaú, no centro da cidade, receberão mais de 40 atividades culturais gratuitas da programação da Semana da Consciência Negra em São Paulo. O evento contará com debates, seminários, artesanato, gastronomia e manifestações religiosas, além de shows musicais e prestação de serviços à população paulistana.

Promovida pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, a programação está organizada a partir de três eixos. No eixo da Cidadania, serão oferecidos serviços de emissão de documentos, consultoria sobre discriminação racial e de gênero, saúde e beleza. No eixo de Empreendedorismo, o destaque ficará com a Feira Étnico-racial, que ficará montada no Largo do Paissandu e terá estandes de comidas típicas, produtos e acessórios da cultura afro-brasileira até o dia 24. Na área de Cultura, a programação conta com apresentações de grupos artísticos, performances e debates.

Com o tema “Consciência Negra e Inclusão – Rumo ao Centenário do Samba”, a programação também vai antecipar as comemorações dos 100 anos do registro do primeiro samba gravado em disco no Brasil –“Pelo Telefone”, de Donga e Mario Almeida, datado de 27 de novembro de 1916. Como destaque da programação musical, estão apresentações de grandes artistas como Alcione, Jorge Aragão, Chico César e Arlindo Cruz, que agitarão o público durante toda a semana, além de Paula Lima, Zezé Motta e Anelis, que se apresentam na Praça das Artes na segunda-feira (16), às 17h, na abertura da Semana da Consciência. Os rappers Dexter e Rappin Hood sobem ao palco no dia 19, no Largo do Paissandu.

Além dos shows, a Semana da Consciência Negra contará ainda com uma série de seminários relacionados à população afro-brasileira. No dia 16, acontece na Praça das Artes o seminário “Cotistas e Formação de Professores”, a partir das 9h. No dia 17, o tema será “Mulheres Negras: Luta e Resistência”, na sede da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, no Anhangabau. No mesmo espaço, no dia 18, será realizado o seminário “Educação Financeira e Inclusão”; e, no dia 19, a discussão com o tema “Juventude Negra”. No dia 24, excepcionalmente, acontece o seminário “Novas Mídias e a Questão Racial”.

Além disso, no dia 20, às 10h, a programação da Semana da Consciência Negra continua com a celebração da Missa Afro, por Dom Eduardo Vieira dos Santos, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no Paissandu. Dom Eduardo é o primeiro bispo negro do Estado de São Paulo, e a missa contará com a participação de 400 membros das irmandades negras de São Benedito e do Rosário. A programação ainda conta com um sarau com Alexandre Buzzo, no dia 19, na Galeria Olido, em frente ao Paissandu.

 

Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo