Restaurado monumento em homenagem aos 80 anos da imigração japonesa

Restauração durou uma semana e contou com o apoio da Prefeitura Regional Sé

 Nesta quarta-feira (26) foi reinaugurado na Avenida 23 de Maio, o monumento projetado pela artista plástica Tomie Ohtake em homenagem aos 80 anos da imigração japonesa no Brasil. A obra, que foi inaugurada em 1988, estava degradada por pichações e teve o apoio do Programa Cidade Linda em parceria com o Instituto Tomie Otahke para fazer a restauração.

Localizada na principal ligação entre as regiões Norte e Sul da cidade, na altura do Centro Cultural São Paulo (CCSP), a obra possui quatro lâminas de concreto armado com cerca de 40 metros de comprimento, 4 metros de altura e dois metros de largura cada uma.

O processo durou cerca de uma semana e contou com a doação de 200 litros de tinta da iniciativa privada. Além de limpeza e pintura, o monumento irá contar com nova iluminação que foi entregue nesta quarta-feira com a presença do Prefeito, João Dória, do Vice-Prefeito e Secretário das Prefeituras Regionais, Bruno Covas, do Secretário de Cultura, André Sturm, do Prefeito Regional da Sé, Eduardo Odloak, e do diretor do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Otahke.

 

“É gratificante ver a Prefeitura tendo cuidado com esse tipo de coisa logo no início da gestão, protegendo o monumento das pichações”, disse Ricardo Otahke.

“É importante transmitir para a população que a cidade agora tem alguém preocupado com ela, em deixá-la mais organizada e bonita”, explicou o Prefeito Regional da Sé Eduardo Odloak.


Cidade Linda

A operação São Paulo Cidade Linda é um mutirão de serviços regular e contínuo pelos próximos quatro anos, coordenado pela Secretaria das Prefeituras Regionais, para revitalizar áreas em todas as regiões da cidade, resgatando a autoestima do paulistano.