Santo Amaro recebe etapa do Programa Asfalto Novo

Iniciativa privada doou cerca de 1.520 toneladas de massa asfáltica para o trecho

Teve início ontem, 29, na Rua Zacarias de Gois, nos trechos entre as Avenida Roberto Marinho e Avenida dos Bandeirantes, mais uma etapa do Programa Asfalto Novo. O recape inclui melhorias em uma área de 18 mil metros quadrados, com 1.600 metros de extensão. Os serviços serão feitos em duas etapas: primeiro a fresagem e em seguida a aplicação da massa asfáltica. Na oportunidade, 30 homens estão realizando o trabalho, sempre no horário das 22 horas às 5 horas da manhã, o que permite que o impacto no tráfego local seja menor.

O início da fresagem do asfalto contou com a presença do Secretário das Prefeituras Regionais e Vice-Prefeito Bruno Covas, além dos prefeitos regionais da Zona Sul. “O recape vai melhorar expressivamente a qualidade de vida para a população desta região. O prefeito João Doria tem conseguido doações para o Programa e que serão utilizados ainda este ano, uma parte desta doação já está beneficiando toda a população da região aqui de Santo Amaro. A conclusão está prevista para meados do mês de setembro”, afirmou Covas.

O Prefeito Regional de Santo Amaro, Francisco Roberto Arantes Filho, informou que a escolha da via na região é estrategicamente importante para a cidade, pois faz a ligação da Avenida Roberto Marinho e Avenida dos Bandeirantes, uma via de dois sentidos com o tráfego elevado e intenso de veículos e que estava com muitos consertos provisórios.

Está prevista, em breve, a realização de outra fase de recapeamento que será realizada na Rua dos Tamoios, também na Zona Sul. Estas e outras etapas do programa fazem parte do Programa, que vai recapear um total de 680 mil metros quadrados de vias na cidade, que já passou pelas ruas Joana Pedroso dos Santos e Philomena Gonçalves dos Santos, em Pirituba, na Avenida 09 de Julho e no primeiro trecho da Rua Padre Saboia de Medeiros, na Vila Maria. No total, 54 mil metros quadrados já foram recapeados.

A primeira etapa, que está sendo realizada com o apoio da iniciativa privada, contará com 280 mil metros quadrados de recape. A segunda etapa do projeto será realizada com R$ 210 milhões oriundos do fundo de multas. Os recursos do fundo serão usados para esta finalidade pela primeira vez. Em novembro de 2016, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Cotran) passou a prever, entre as possibilidades de destinação dos recursos arrecadados com multas, “pavimentação, recapeamento, tapa-buracos e recomposição de pista e acostamentos”. Com esses recursos será possível recapear mais 400 mil metros quadrados de vias.