Prefeitura recupera árvores com serviço de transplantio em SP

Serviço é realizado pelas equipes de Áreas Verdes das Subprefeituras e pode ser solicitado pelo SP156

As equipes de Áreas Verdes das Subprefeituras realizam a conservação de áreas municipais com corte de grama, capinação, roçagem, podas e, em algumas situações, remoções de árvores que são remanejadas para espaços adequados.

Já foram realizados 2.911 plantios na cidade, de janeiro a julho deste ano. Na Rua Gonçalo Lopes de Camargo, em Lajeado, região de Guaianases, uma árvore da espécie Chapéu-do-Sol, de 12m de altura por 67cm de diâmetro, foi  removida, nesta manhã (21), da frente de um imóvel particular para a praça na Rua João Maciel Baião.

Após solicitação feita pelo proprietário do endereço através do SP156, foi realizada vistoria e parecer técnico que atestaram a necessidade de manejo da árvore. O transplantio foi realizado nesta sexta, dia 21, data em que é celebrado o Dia da Árvore. Equipe com 6 funcionários de Áreas Verdes foi a responsável pela execução do serviço.

O serviço deve ser executado apenas com acompanhamento de técnicos da Subprefeitura, para que a árvore não seja danificada ou morra em um procedimento inadequado. Portaria nº 58 de 2013, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, regulamenta essa prática, e caso a árvore não sobreviva, o responsável deve compensar a perda com outras mudas.

O engenheiro agrônomo da Subprefeitura Guaianases, Roberval Torres, aconselha ao munícipe consultar a administração municipal antes de plantar uma árvore em área pública, para, dessa forma, saber qual a melhor espécie para o espaço escolhido. “A arborização é muito importante para a limpeza do oxigênio, mas antes de plantar é necessário uma consulta ao especialista” completa Torres.