Número de praças adotadas aumenta na região da Subprefeitura Itaquera

Adoções têm contribuído para que locais anteriormente deteriorados pelo lixo, entulho e mato permaneçam conservados e bonitos

 

Da Subprefeitura Itaquera

Com a possibilidade de serem adotadas pelo prazo de até três anos por pessoas jurídicas e físicas, as praças de Itaquera têm sido cada vez mais procuradas pela população interessada em tomar conta do espaço, realizando serviços de zeladoria.

Atualmente,13 espaços são cuidados por comerciantes da região. No entanto, o número de indivíduos físicos motivados a adotar as áreas que pertencem a um dos quatro distritos que a Subprefeitura Itaquera administra (Parque do Carmo, José Bonifácio, Itaquera e Cidade Líder) tem crescido, totalizando duas adoções até o momento.

Dessa forma, os moradores têm se mobilizado com o objetivo de colaborar com a Prefeitura para deixar a cidade mais bonita. Essa inovação tem contribuído para que locais anteriormente deteriorados pelo lixo, entulho e mato permaneçam conservados e bonitos.

A Praça Jauarapa, localizada na Rua Damásio Pinto com a Avenida José Pinheiro Borges, na Parada XV de Novembro (na foto que abre a matéria), é um bom exemplo deste gesto dos moradores. Ela foi adotada pelo senhor Raul do Prado Andrade, morador da região, em abril de 2018. “O que me motivou a adotar uma praça foi poder cooperar em manter uma área de lazer e descontração no bairro” comenta Prado. Com ajuda da comunidade o local passou por uma transformação. Os bancos e mesas foram pintados, a limpeza do local é feita semanalmente e, até a cobertura do ponto de ônibus - retirada por vândalos - foi reposta.

Já Marcus Jorge da Silva, que cuida da Praça Dr. Sylvio Jorge Martins Localizada na Avenida Campanella, 1900, no Jardim Itapemirim, que também foi adotada em abril de 2018. Ele realiza as seguintes melhorias no espaço: corte de mato, limpeza e pintura de guias, bancos e mesas.

Em entrevista, Silva comenta que a praça é como se fosse o quintal de sua casa, e que por isso ele tem prazer em manter o local limpo e agradável. “As pessoas sempre agradecem e se interessam em ajudar, porque é ótimo pra todo mundo! Os moradores da região adoram, pois podem ficar sentados na praça conversando e levar as crianças para brincar. É um trabalho voluntário que tenho satisfação em realizar”, conta.

Adotar é simples. Basta ir até a Subprefeitura da área pretendida, levar RG ou CNPJ, endereço da residência ou empresa, que em até 5 dias úteis a solicitação será analisada.