Ações das Subprefeituras no "Dia D de Combate às Arboviroses" incluem limpeza e prevenção

Cerca de 11 mil profissionais da Saúde atuaram no sábado (24), junto às equipes de zeladoria das Subprefeituras

A Prefeitura de São Paulo realiza, em parceria com a Secretaria da Saúde e a Secretaria das Subprefeituras, diversas ações e mutirões de orientação e limpeza no combate às arboviroses.

No sábado (24), “Dia D de Combate às Arboviroses”, 11 mil profissionais (8,5 mil agentes comunitários, 240 agentes de proteção ambiental e 2,292 agentes de controle de endemias) estiveram nas ruas em trabalho de conscientização de moradores e pedestres, distribuição de material educativo e vacinação contra febre amarela.

As equipes de zeladoria das Subprefeituras realizaram mutirões de limpeza e controle de possíveis focos de mosquitos. Exemplo da Subprefeitura Itaquera, que percorreu vias, junto aos agentes de saúde, com a Operação Cata-bagulho. Foram recolhidas 32, 2 toneladas de entulho e materiais inservíveis.

Na Subprefeitura Vila Maria/VilaGuilherme (foto acima), a Praça Santo Eduardo recebeu 92 agentes de saúde para o trabalho educativo. Outros 36 profissionais atuaram nas praças locais. Ao longo de outubro e novembro, a Unidade de Vigilância Sanitária (UVIS) regional foi de casa em casa, no perímetro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), orientando moradores sobre a prevenção correta aos mosquitos transmissores das chamadas arboviroses, chamando atenção para a limpeza dentro de casa e importância da vacinação contra a Febre Amarela.