Carnaval de Rua de São Paulo tem mais de 200 desfiles no 1º final de semana

Cidade é palco da folia pré-carnaval, quem tem o maior número de desfiles da festa e arrasta multidões pelas ruas

Da Secretaria Especial de Comunicação:

A Prefeitura de São Paulo organiza mais uma edição do Carnaval de Rua de São Paulo. E em 2019, o tradicional evento bate recorde de blocos inscritos, com 516 blocos em 556 desfiles. Só neste final de semana, nos dias 23 e 24, no chamado pré-carnaval, serão 210 grupos espalhados pela cidade. O primeiro dia de folia, sábado (23), terá o maior número de blocos de todo a festa, com 120 desfiles. No domingo (24), 90 blocos percorrerão as ruas e avenidas da capital paulista. 

Confira a programação completa nos links abaixo:

Os desfiles de pré-carnaval já são um legado paulistano. No sábado, 19 subprefeituras participarão da festa durante todo o dia. Na região da Vila Mariana, a cantora paraibana Elba Ramalho irá percorrer a Av. Pedro Álvares Cabral com o bloco Frevo Mulher. Na mesma via, Alceu Valença se apresentará com o tradicional bloco Bicho Maluco Beleza levando para o público ritmos como rock nacional, MPB e baião.

A Avenida Faria Lima (Largo da Batata) receberá grandes desfiles no dia 23. O megabloco Casa Comigo agitará mais uma vez a região e espera a participação de mais de 100 mil foliões. O bloco universitário Toca Um Samba Aí também percorrerá a via ao som do grupo Inimigos da HP.

O bloco do Sargento Pimenta promete levar a festa para a Avenida Faria Lima (Avenida Juscelino Kubitschek). O grupo já é conhecido dos paulistanos e tem dez anos de história no carnaval de rua. Na Avenida Eng. Luis Carlos Berrini, via estreante no carnaval de rua da cidade, o bloco Beleza Rara prepara a festa para receber cerca de 100 mil pessoas.

As crianças também poderão se divertir com o bloco Mamãe Eu Quero, que animará o público, na Praça Irmãos Karmann, e o Bloquinho da Vila que ocorrerá no dia seguinte na Rua Áurea. Nos dias 23 e 24, acontece a 29ª edição do Pholia na Luz com o Bloco dos Idosos, formado por alunos que frequentam os Centros Esportivos Municipais e de mais treze entidades que realizam projetos para a terceira idade. O bloco desfilará pelas ruas José Paulino e Prates

No domingo (24), o bloco Chá da Alice, fundado em 2013, estará na Avenida Faria Lima 2 levando muita música e os personagens do filme “Alice no País das Maravilhas” para divertir os foliões; assim como o Bloco do Dennis, que espera um público de até 10 mil pessoas para curtir muito funk sob o comando do Dennis DJ.

O cantor Thiago Abravanel desfilará pela Avenida Faria Lima (Largo da Batata) com o Bloco Gambiarra. O desfile é direcionado ao público LGBT, que promete lotar a avenida no domingo de pré-carnaval. Também em Pinheiros, o bloco Confraria do Pasmado – Pasmadão estará nas ruas com até 20 mil pessoas. O grupo conta com 16 anos no carnaval de rua de São Paulo.

As subprefeituras Aricanduva, Butantã, Capela do Socorro, Casa Verde, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Freguesia do Ó, Ipiranga, Itaim Paulista, Itaquera, Jabaquara, Jaçanã/ Tremembé, Lapa, Mooca, Penha, Pinheiros, Pirituba/ Jaraguá, Santana/ Tucuruvi, Santo Amaro, Sé, Vila Maria/ Vila Guilherme e Vila Mariana terão também desfiles nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Lei do xixi e limpeza da cidade

Fiscais das Subprefeituras, acompanhados de agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), estarão nas ruas para autuar pessoas que forem flagradas urinando em locais públicos. O valor da multa será de R$ 526,57, com base na lei nº 16.647. O total arrecadado será destinado ao Fundo Municipal de Limpeza Urbana. Esta ação tem o objetivo de conscientizar a população a manter a limpeza urbana não só durante o carnaval, mas em todos os dias.

Ainda sobre a limpeza da cidade, a Prefeitura por meio Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) executará um plano de gestão de limpeza urbana para o carnaval deste ano. A operação contará com cerca de 1.840 agentes de limpeza e uma frota de 214 veículos, entre os quais caminhões, varredeiras mecanizadas, bicicletas e mototriciclos. Em relação a equipamentos, a cidade terá a cobertura de 236 containers, 214 cestos aramados, 92 Pontos de Entregas Voluntarias (PEVs) e instalação de cerca de 3 mil papeleiras.

Além disso, a Amlurb tem como meta para 2019 resgatar o máximo de resíduos descartados nas vias, a fim de encaminhar 100% do material recolhido às duas Centrais Mecanizadas de Triagem da Prefeitura.

“Normalmente, todos os resíduos coletados durante as varrições na cidade são encaminhados para os aterros sanitários. Neste ano, a dinâmica será diferente, enviaremos todos para serem triados e reciclados”, diz Edson Tomaz Filho, presidente da autarquia.

Na última edição do carnaval de rua, a Amlurb recolheu aproximadamente 958 toneladas de lixo. A previsão para este ano é coletar cerca de 14% a mais que 2018 – correspondendo cerca de um mil de toneladas de lixo.

Mobilidade e Transporte

De 22 de fevereiro a 10 de março, a SPTrans fará várias mudanças de itinerários, por conta dos desfiles de blocos que serão realizados em todas as regiões da cidade, mas oferece uma ferramenta para facilitar a mobilidade e o transporte. Os passageiros podem digitar nome ou número da linha para saber se haverá alterações no itinerário

É a primeira vez que a SPTrans cria um serviço de busca de linha para informar sobre mudanças e interferências programadas, com o objetivo de facilitar a mobilidade de quem utilizará ônibus nos próximos fins de semana.

A página, http://sptrans.com.br/carnaval/ é atualizada constantemente e mostra se há programação de mudança de itinerário para cada linha consultada. São três conteúdos disponíveis: buscas por nome da linha ou número, notícias de desfile dos blocos e publicações online do Twitter da SPTrans.

Saiba onde obter informações atualizadas sobre o esquema especial de bloqueios e desvios para os desfiles do Carnaval de Rua: www.cetsp.com.br/consultas/carnaval-2019.aspx

A Secretaria de Mobilidade e Transportes também preparou um esquema especial para o trânsito. Funcionários da São Paulo Transporte (SPTrans), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Departamento de Transportes Públicos (DTP) e Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) estarão nas ruas para orientar o trânsito, com especial atenção à segurança de pedestres e ciclistas. Eles atuarão na organização de interdições de vias, desvios de itinerários e rotas de tráfego, além de informar sobre pontos de ônibus desativados e desvios de itinerários. A SPTrans conta com 400 técnicos e 50 viaturas, e a CET com 1.450 agentes ao longo deste final de semana.