Carnaval de Rua agita a capital no primeiro final de semana de festa

Foram 202 desfiles na região de 29 Subprefeituras; 4 deles eram megablocos, com público acima de 100 mil pessoas

Da Secretaria Especial de Comunicação:

O primeiro final de semana com o pré-carnaval do Carnaval de Rua de São Paulo foi um sucesso. A festa livre, democrática e descentralizada teve 202 desfiles em diversas regiões da cidade no sábado (23) e domingo (24) de pré-carnaval. As regiões com mais desfiles de blocos foram a Sé e Pinheiros, Vila Marina e Lapa.

Os megablocos Casa Comigo e Bicho Maluco Beleza, comandado pelo cantor Alceu Valença, marcaram presença neste primeiro dia de evento. Os blocos tinham expectativa de receber mais de 100 mil pessoas. A Avenida Marquês de São Vicente estreou no carnaval de rua paulistano. Os primeiros blocos a passarem pela via foram o Kwalo de Paulo e o Frita Comigo.

A região de Santo Amaro também recebeu desfile este sábado. O bloco Liberte a Ivone percorreu a rua Booker Pitman e divertiu o público da região. A zona central recebeu 29 desfiles neste sábado (23), entre eles os blocos Sereianos, Festa Lunática e Queen Magia.

No domingo (24), foi a vez do Monobloco e do Acadêmicos do Baixo Augusta arrastarem multidões na Rua da Consolação e na Av. Pedro Álvares Cabral. Os blocos Pilantragi e do Desmanche também animaram o público da Lapa. Na Faria Lima, o DJ Dennis empolgou os foliões com seus hits de funk sob o comando do Bloco do Dennis e o Tiago Abravanel animou a região de Pinheiros com o bloco Gambiarra.

Os profissionais de saúde atenderam 719 ocorrências nos postos médicos. A estrutura dispunha de ambulâncias UTI e de remoção, que foram acionadas em 46 ocasiões com maior gravidade e encaminhados aos hospitais.

A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) atuou no pré-carnaval em torno 20 Subprefeituras com a operação de aproximadamente 2.400 pessoas intercaladas por turnos, incluindo varredores, fiscais, motoristas e coletores. Em cada dia do pré-carnaval (23 e 24 de janeiro) tivemos a movimentação de cerca de 230 frotas dedicadas a operação de limpeza urbana e cerca de 2.500 equipamentos, como PEVS, cestos aramados e contêineres. Para lavagem das ruas, foi utilizado cerca de 2.243m³ de água reutilizada. Ao todo, foram coletadas cerca de 228,85 toneladas de resíduos.

Os fiscais emitiram 46 notificações de multa com base no Decreto 57.983, que visa conscientizar a população a não urinar nas ruas e vias da capital. A administração pública realizou 1.781 apreensões de produtos irregulares.

O Carnaval de Rua 2019 é patrocinado pela Skol e recebeu R$16,1 milhões para financiamento da festa. Este foi o maior recurso destinado ao evento até hoje.