Carnaval de Rua 2019: 46 blocos desfilaram pela cidade nesta segunda-feira

Desfiles continuam nesta terça-feira e no próximo final de semana

Da Secretaria Especial de Comunicação:

Nesta segunda-feira (4), 46 blocos desfilaram pela cidade. A Prefeitura de São Paulo emitiu neste Carnaval (2 a 4 de março) 173 notificações de multa com base no Decreto 57.983, que visa a conscientizar a população a não urinar nas ruas e vias da capital, e realizou 3.199 apreensões de produtos irregulares. As ações contaram com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

As equipes de saúde contratadas realizaram 1.287 atendimentos durante o Carnaval de Rua até o momento, sendo 404 no sábado (2), 493 no domingo (3) e 390 na segunda-feira (4). No Anhembi, na primeira noite de desfile, foram feitos 63 atendimentos. Na segunda noite, 223 atendimentos. Na noite de domingo e madrugada desta segunda-feira (Grupo de Acesso), foram feitos 189 atendimentos e na madrugada desta terça-feira (Grupo de Acesso 2) foram 139.

Os números do SAMU ainda representam o total absoluto, então não é possível afirmar com precisão qual a relação com o Carnaval. Posteriormente, será avaliado se houve impacto no SAMU ou não.

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) reforçou a segurança durante os desfiles dos blocos nas ruas da capital e das escolas de samba no Anhembi. Nesta segunda-feira (4), a operação contou com a participação de um efetivo de 626 guardas e 109 viaturas empenhadas no apoio ao policiamento dos blocos carnavalescos na cidade, contabilizando o envolvimento de 1.779 guardas e 285 viaturas neste carnaval.

Sete ocorrências foram atendidas. A GCM apoiou os agentes das subprefeituras durante fiscalização do comércio irregular nas regiões onde tiveram apresentações dos blocos e também trabalhou na prevenção dos crimes de oportunidades.

A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) atuou nesta segunda-feira (04), em torno de 11 Subprefeituras com a operação de aproximadamente 1.976 pessoas intercaladas por turnos, incluindo varredores, fiscais, motoristas e coletores. Durante o dia, tivemos a movimentação de cerca de 216 frotas dedicadas à operação de limpeza urbana e cerca de 1.255 equipamentos, como Pontos de Entrega Voluntárias (PEVS), cestos aramados e contêineres.

Para lavagem das ruas, foi utilizado cerca de 1.238m³ de água reutilizada. Ao todo, foram coletadas cerca de 111,66 toneladas de resíduos.

O Carnaval de Rua continua nesta terça-feira (05). A programação completa pode ser acessada aqui.

Transporte

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) preparou uma operação especial de trânsito e transporte público para o Carnaval 2019. A medida tem como objetivo facilitar o deslocamento dos foliões e da população em geral nos dias de festa em São Paulo.

Direitos Humanos

O Ônibus Lilás esteve neste final de semana na Praça da República. As equipes da Coordenação de Políticas para Mulheres, do Katraca Livre, Rua Livre e Sindicato dos Comerciários abordaram em torno de 4000 foliões aplicando o adesivo #NãoÉNão e falando da Campanha #CarnavalSemAssédio. A equipe multidisciplinar realizou algumas intervenções, mas nenhuma relacionada a assédio, ou alguma violação de direitos. A Unidade Móvel deixou o local às 18h sem nenhuma intercorrência.

 

Maior carnaval de rua do país

Com início no final de semana de 23 e 24 de fevereiro, no chamado pré-carnaval, a festa nas ruas da cidade de São Paulo vem se consolidando nos últimos anos. A expectativa da Prefeitura de São Paulo é que cinco milhões de pessoas prestigiem o Carnaval de Rua até o final do evento, no pós-carnaval, em 9 e 10 de março. No total, são inscritos 516 blocos, em 556 desfiles. A Skol é a patrocinadora oficial e disponibilizou R$16,1 milhões para financiamento da festa. Foi o maior recurso destinado ao evento até hoje.

A Skol também ganhou novos parceiros: os profissionais dos aplicativos iFood e Uber estarão incentivando o consumo inteligente de comidas e bebidas, além de evitar que os o e o uso do aplicativo pelos foliões.