Mercado Municipal de São Paulo recebe apresentações culturais do São João de São Luís do Maranhão em abril

Durante a ação todos os visitantes poderão degustar as comidas típicas do Estado

Da Secretaria Especial de Comunicação

 

O São João de São Luís, capital do Maranhão, considerado uma das maiores festas populares do Brasil, receberá destaque até amanhã (06/04), no Mercado Municipal de São Paulo. A partir das 11h, todos os visitantes poderão degustar as comidas típicas do Estado e se encantar com as cores e ritmos das apresentações culturais que conquistam o público e atraem cada vez mais pessoas durante o mês de junho - mês da efervescência da festa - para o Maranhão.

Na ação, personagens célebres da cultura maranhense apresentarão o Estado. Índias e índios do Boi Brilho da Ilha vão fazer apresentações gratuitas durantes os três dias de evento no Mercado Municipal. Além disso, haverá degustação de comidas típicas do período junino maranhense para quem visitar o espaço. Arroz de Cuxá e Guaraná Jesus receberão destaque na degustação.

E quem passar pelo Mercadão ainda poderá ganhar um brinde que tem tudo a ver com o Maranhão: uma linda matraca ou um maracá - instrumentos musicais altamente populares no São João do Maranhão, personalizados com a marca turística de São Luís.

SÃO JOÃO DE ALEGRIA E TRADIÇÃO

O Bumba Meu Boi é o carro-chefe do São João de São Luís. São mais de 100 grupos subdivididos no que o maranhense denomina de ‘sotaque’, que envolve variações de ritmos, indumentária e instrumentos musicais. Um dos principais sotaques é o de matraca, instrumento altamente popular no Maranhão, e é justamente ela que será oferecida como brinde na ação para todos que seguirem os perfis do ‘Turismo São Luís’ e postarem fotos nas redes sociais.

O Maranhão também é rico em relação às histórias do período junino, com narrativas que todos conhecem por lá, mas adoram reviver todo ano no mês de junho. Esse é o caso da lenda do Pai Francisco e da sua esposa, Catirina. Diz a lenda que o escravo Pai Francisco, para satisfazer a sua mulher Catirina, grávida e com desejo de comer língua de boi, mata o novilho Mimoso, o mais querido do seu senhor. Ao ser descoberto, Pai Francisco foge com a mulher, mas é preso e finalmente libertado quando feiticeiros conseguem, por meio de rituais mágicos, ressuscitar o animal. Tudo isso é feito ao som de muita música e de danças que embalam a brincadeira de Bumba Meu Boi, formando um grande teatro a céu aberto.

Além dele, outras brincadeiras em forma de dança trazem brilho e ritmo à diversidade do São João maranhense, como Tambor de Crioula, Cacuriá, Dança do Coco, Bambaê de Caixa, Dança do Lelê, Dança Portuguesa e Dança do Boiadeiro, por exemplo.

E as apresentações e encenações acontecem nos grandes arraiais localizados por toda a cidade, onde as barracas de palha já estão rodeadas pelos amantes da comida típica de São Luís. O arroz de cuxá, o Guaraná Jesus não faltam - inclusive serão levados para São Paulo, durante a divulgação do São João de São Luís, para deixar um gostinho de quero mais em quem provar (de forma gratuita).

O Maranhão é o único Estado brasileiro em que as pessoas fazem festejos para quatro santos durante o mês de junho: São João, Santo Antônio, São Pedro e São Marçal. Esta particularidade influencia as festas populares do período junino distribui homenagens que são realizadas durante todo o mês, tornando o período ainda mais especial e divertido para todos que vivem o São João do Maranhão.