Prefeitura leva Caravana de Serviços Municipais para Pessoas com Deficiências às Subprefeituras

Projeto busca proximidade para conhecer e atender a população com deficiência

Sobre um plano de fundo branco, o texto, com destaque, na cor verde e em caixa alta: "Caravana de Serviços Municipais para Pessoas com Deficiência" – na letra “o” de serviços tem um símbolo de acessibilidade. Sobre um quadrado com plano de fundo verde, o texto: Subprefeitura Perus/Anhanguera. Abaixo, mais texto: Data: 24 e 25 de Abril – Horário: 10h às 16h – Local: Subprefeitura de Perus – End: Rua Ylídio Figueiredo, 349 - Perus, abaixo o logotipo do Comitê Municipal de Desestatização e Parcerias (CMPD), Cidade de São Paulo – Pessoa com Deficiência e Subprefeituras.

Da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED):

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria de Subprefeituras (SMPR) e com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), tem levado às Subprefeituras serviços e informações à população com deficiência e suas famílias, em cada região da cidade.

A Caravana de Serviços já passou pelas Subprefeituras Itaquera, Zona Leste, São Miguel Paulista, Zona Leste, Freguesia Brasilândia, Zona Norte, M’Boi Mirim, Zona Sul, e Lapa, na Zona Oeste. Já atendeu 350 pessoas com deficiência. Nos dias 24 e 25 deste mês, é a vez da Subprefeitura Perus receber a caravana.

Dentre os serviços e informações que são oferecidos, destacamos: Vacinação contra Febre Amarela (SMS), Vagas de emprego, seguro desemprego, emissão de carteira profissional 1ª e 2ª via, Formalização de MEI (CATe); Cadastro de estudantes com deficiência (CIEE); atendimento (CMPD); Cartão DEFIS para estacionamento (DSV); IPTU, Isenção de IPTU para aposentados; Orientação jurídica (FMU); ouvidoria e serviços de Direitos Humanos para imigrantes, mulheres, idosos e LGBTI+ (SMDHC); Bilhete Único Especial e Atende+ (SPTRans); Pedidos de fiscalização, reclamações, denúncias e melhorias /Calçada, árvore, tapa buraco, acessibilidade, obras (Subprefeitura Perus).

Para facilitar o atendimento ao público surdo e com deficiência auditiva, cada Subprefeitura receberá posto de atendimento da Central de Intermediação em Libras (CIL), que é administrada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). Trata-se de um serviço de intermediação em Português/Libras, por meio de vídeo chamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos em tempo real.

Os funcionários de cada Subprefeitura também receberão treinamentos, palestras e orientações para atender as pessoas com deficiência, como “Conhecer para Incluir”e “Acessibilidade para Empreendedores”. Haverá um canal de comunicação da Subprefeitura direto com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) para esclarecer eventuais dúvidas.

“Sabemos das dificuldades enfrentadas pela população com deficiência. Recebemos em nossa Secretaria muitas demandas e, atualmente, a maioria dos serviços já são oferecidos nas Subprefeituras. A ideia da caravana é justamente orientar e facilitar a vida das pessoas, sem que elas tenham que se deslocar até o centro da cidade. Além disso, queremos também orientar os funcionários, para que saibam como atender as pessoas com deficiência”, declara Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

SERVIÇOS:

  • Subprefeitura de Perus, 24 e 25 de Abril - Rua Ylídio Figueiredo, 349.