Ipiranga incentiva a leitura e comemora o Dia Mundial do Livro

Região conta com duas gelotecas implantadas

Da Subprefeitura Ipiranga:                       

 

Foto de uma geloteca, ao fundo paisagem de áreas verdes. Geloteca de cor laranja e pintura de livros com a frase " Respeite a geloteca" 

O dia 23 de abril é conhecido como Dia Mundial do Livro, e a Subprefeitura Ipiranga apoia a literatura, promovendo as ações da Gráfica Heliópolis e também com projetos próprios.

Em dezembro de 2018, foi iniciado o Projeto Geloteca, com o objetivo de resgatar geladeiras descartadas como entulho para que elas possam ser reutilizadas como gelotecas (espaço com livros). A iniciativa visa promover a leitura e possibilitar que livros já lidos passem a circular e atingir o maior número possível de pessoas. As gelotecas são abertas para que qualquer pessoa deixe ou retire uma obra literária.

O primeiro ponto a receber o Projeto, ainda em 2018, foi a praça Najmi Ali Abdalla, no Jardim Patente. Em 2019, a praça Leon Tolstoi, em São João Clímaco, também foi contemplada. E o próximo ponto deve ser a rua Judite Anderson, no Jardim Maria Estela, anteriomente ponto viciado de descarte de lixo e, atualmente, uma via fechada e revitalizada.

Biblioteca tombada no Ipiranga

No último dia 12 de abril, a Biblioteca Pública Roberto Santos, instalada desde a década de 1960 na rua Cisplatina, 505, foi tombada pela Prefeitura, após aprovação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

O tombamento protege as características externas e internas dos imóveis, incluindo jardins, quadras e áreas de recreação.

A Biblioteca conta com acervo superior a 30 mil obras, incluindo livros, revistas, jornais, filmes e áudiolivros.