Secretaria acompanha obra e serviços de prevenção às enchentes em córregos de Guaianases

São realizado serviços de limpeza, drenagem, contenção e construção de muro de segurança nos locais

Nesta terça-feira (07), o secretário Alexandre Monodezi acompanhou obra e serviços para prevenção às enchentes em andamento no distrito da zona leste.

Junto à Subprefeitura Guaianases, acompanhou de perto os serviços de desassoreamento, limpeza manual de córrego, coleta de entulho, plantio de mudas, limpeza mecanizada de boca de lobo, extensão de galeria, contenção de margens de córregos e poda de árvore.

As equipes da Subprefeitura têm trabalhado no desassoreamento da extensão dos córregos Itaquera Mirim e Ribeirão Itaquera. Apenas nas duas últimas semanas, foram retiradas 450 toneladas de lixo, terra e mato das margens dos córregos.

“É importante para o bairro, pois já estamos nos preparando para o período de chuvas. Acredito que com o trabalho realizado vamos minimizar muito o problema das enchentes”, explica o subprefeito Guaracy Fontes Monteiro Filho.

A Estrada Itaquera Guaianases e a Rua Salvador Gianetti, vias localizadas na entrada do distrito, também recebem serviços de recuperação de passeio e pintura das grades do espaço. A revitalização será concluída com o plantio de mudas de árvores e plantas ornamentais.

A agenda prosseguiu em visita a um ponto de descarte irregular de entulho na região. O local foi revitalizado pela Subprefeitura com plantio de mudas de árvores. “Estamos diariamente trabalhando para conter esse problema. Precisamos educar a população” diz o subprefeito.

Para reforçar a importância da educação ambiental para a preservação dos espaços públicos, Guaianases celebrou 158 anos, neste mês, com o tema: “Jogue limpo com seu bairro”.

Situado nas imediações da Rua Bonfim de Feira, o córrego Itaquera Mirim recebe obras emergenciais. Já foram realizados os serviços de contenção, drenagem e limpeza. Estão em andamento construção de muro para contenção da erosão que comprometia casas e a rua local, assim como o asfaltamento da via. As obras contribuem para a prevenção de enchentes e acabam com os riscos de solapamento das margens do córrego.

Questão prioritária para a cidade de São Paulo, a operação tapa-buraco está finalizando as 38 mil solicitações existentes. Algumas Subprefeituras, como a de Guaianases, já conseguiram zerar os pedidos das vias locais. “Até o dia 17 deste mês, vamos zerar essas solicitações com sucesso”, conclui Modonezi.