Encontro debate questões do lixo em São Paulo

Evento contou com a participação do prefeito Bruno Covas

Foto: Gildson di Souza

Da Secretaria Especial de Comunicação:

O encontro Lixo Zero São Paulo - O Lixo Nosso de Cada Dia reúne especialistas nesta terça-feira (28) para discutir propostas inovadoras na gestão de resíduos na cidade. Cerca de 20 mil toneladas de lixo são geradas diariamente na capital paulista, mas só 7% desse total é reciclado.

O prefeito Bruno Covas participou da abertura do evento e apresentou as ações da Prefeitura relacionadas ao tema como os Ecopontos e a coleta seletiva. “São eventos como esse que permitem, no ponto de vista técnico, que se chegue a consensos que ajudem o poder público a formular políticas públicas”, disse.

Durante o evento serão apresentados cases bem-sucedidos de empreendedorismo social, novas tecnologias e economia circular, em abordagens que interessam tanto aos cidadãos quanto a empresas e poder público.

Temas como redução, reuso, reciclagem, compostagem, tecnologia, engajamento e design serão debatidos em três painéis: Soluções para a cidade e seus cidadãos; Economia Circular: muito além da reciclagem e Inovação: como as novas tecnologias mudam o cenário dos resíduos.

Segundo Covas, a capital irá investir R$ 16 milhões para ampliar a coleta seletiva e avançar nas capacitações dos cooperados que ajudam na coleta. “É extremamente importante que sejam implementadas novas políticas que garantam a redução do lixo e o bom tratamento dos resíduos sólidos. Hoje a coletiva seletiva está presente em 70% dos 96 distritos na cidade e o nosso compromisso é chegar no fim da administração com 100% dos distritos com coleta seletiva”, destacou Covas.

A programação de atividades segue até às 18h e pode ser acessada aqui.

O evento é realizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil e Casa Causa, com o apoio da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS), da Unibes Cultural e das organizações Móveis Breton, Escola da Cidade, Slow Market BR e Rádio Vozes.