Projeto Mutirão nos Bairros chega à Pirituba

Bairro da Zona Norte recebe ações de zeladoria como plantio de árvores, limpeza de postes e pintura de guias, entre outras atividades

Da Secretaria Especial de Comunicação:

A Praça do Panamericano, na altura do número 310 da Rua Jacinto Pereira, em Pirituba, recebe, neste sábado (8), as ações de zeladoria do projeto Mutirão nos Bairros. Das 9h às 15h, serão realizadas várias atividades. Entre elas, limpeza de postes e muros, pintura de guias e plantio de árvores.

O programa é coordenado pela secretária Fátima Marques, da Secretaria Municipal de Relações Sociais. Seu objetivo é promover ações de zeladoria em várias regiões da cidade, assim como levar os serviços ofertados nos equipamentos da administração municipal para próximo da população que mais precisa.

Uma das iniciativas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho realizará o encaminhamento para vagas de emprego para as pessoas que estiverem em busca de recolocação profissional. O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) também oferecerá a emissão de primeira e segunda vias da Carteira de Trabalho. É necessário apresentar RG, CPF e uma foto 3x4, para obter o documento pela primeira vez. Para a segunda, é necessário levar boletim de ocorrência ou declaração de próprio punho.

A Secretaria da Pessoa com Deficiência participará do evento com suas equipes, orientando a população sobre Bilhete Único Especial e outras demandas. O evento contará, também, com o Programa Cultura Inclusiva, Selos de Acessibilidade Digital e Arquitetônica, além da Central de Intermediação de Libras (CIL). O Programa de Estágio para Estudantes com Deficiência também faz parte da grade.

Direitos Humanos

Os representantes da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania estarão no local para atender denúncias de violência contra mulheres e fazer encaminhamentos para equipamentos da rede. Haverá, ainda, distribuição de panfletos com orientações em defesa da mulher .

O Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante (CRAI) participará do evento realizando atendimento ao público e fornecendo orientações sobre os direitos dos imigrantes segundo a Política Municipal para a População Imigrante, acesso aos serviços públicos e regularização migratória. O serviço de Ouvidoria da fará acolhida e escuta para defesa de direitos humanos.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) estará presente por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante. Durante a ação, as famílias em situação de vulnerabilidade social poderão fazer seu cadastramento no CadÚnico.

Cultura

O mutirão em Pirituba terá uma feira de troca de livros, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura.

Saúde

Entre as ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, o público da região contará com vacinação contra febre amarela, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, auriculoterapia, saúde bucal e da mulher. Constam ainda na programação exposição de pragas domésticas, distribuição de material educativo sobre a dengue, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e testagem de DST. As apresentações de um coral e da peça teatral “Show Joyce e Mosquitos” integram as atividades.

Habitação

Além da entrega de 480 termos de quitação para convocados do conjunto Elísio Teixeira Leite Filho e 52 renegociações de contratos inadimplentes, a Van Cohab na área estará presente para atender a população. A programação contará com a apresentação dos três programas da Companhia: Conviva Bem (dando auxílio de como melhorar a convivência entre moradores), Desplugando (conscientização dos riscos em manter aparelhos eletrônicos plugados a fontes de energia) e Não Seja Enganado (dicas de como adquirir de forma correta uma unidade COHAB).

A Sabesp participará do mutirão em Pirituba com uma agência móvel para atender a população. As pessoas poderão solicitar parcelamento de dívidas, fazer pedidos de serviços e retirar segunda via da conta de água, entre outras ações. Também serão disponibilizados bebedouros para o público, Haverá, ainda, distribuição de folhetos com informações sobre limpeza da caixa-d'água, uso consciente da água e divulgação do app Sabesp.