Programa Reciclar para Capacitar inicia a qualificação de catadores

Ao todo, 120 profissionais participarão da iniciativa na gestão de cooperativas

 Da Secretaria Especial de Comunicação

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho participou na última segunda-feira (10) da cerimônia de abertura da primeira turma do curso de Gestão de Cooperativas. A ação é promovida pelo programa Reciclar Para Capacitar, desenvolvido em parceria com as secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social; Subprefeituras e com a Autoridade Municipal em Limpeza Urbana (Amlurb), qualificando catadores de materiais recicláveis para maior eficácia na geração de renda com o que é coletado.

O curso, que é realizado no Centro Público de Economia Solidária, possui a duração de 40 horas, divididas em cinco dias. Ao todo, serão quatro turmas formadas com 30 catadores qualificadas pelo programa, totalizando 120 profissionais em gestão de cooperativas. Os encontros abordam a gestão de negócios, estimulo à produção, geração de trabalho e renda, desenvolvimento da economia criativa, além de métodos para a intensificação dos resultados obtidos. As turmas são formadas por pessoas que trabalham nos setores administrativos de cooperativas conveniadas com a Amlurb.

“O cooperativismo é uma maneira muito importante para a inclusão de pessoas no mercado de trabalho. Pensando nisso, a ideia do Programa Reciclara para Capacitar em todos os cursos é justamente qualificar o catador de material reciclável, intensificando os resultados das cooperativas já existentes e incentivando a criação de outras novas”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Além do curso de gestão de cooperativas, o programa Reciclar para Capacitar já formou mais de 2.180 profissionais no curso de formação básica para catadores, que dá orientações sobre cuidados e maneiras de como recolher corretamente os resíduos.

“A especialidade da Amlurb é resíduo, e não gestão de pessoas. É por isso que a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho é tão importante para o programa, pois deste modo conseguimos compreender melhor as necessidades e dificuldades do catador de material reciclável, melhorando a qualidade de vida destes profissionais tão importantes para o município”, destaca o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Amlurb, Monty Dahan.

O programa também irá capacitar 160 catadores no curso de princípios básico da marcenaria, explorando métodos de recuperação de materiais volumosos como sofás, cadeiras e mesas descartadas nos eco pontos.

“É gratificante ver um projeto como este, que unifica a iniciativa social e ambiental. O trabalho do catador é importantíssimo para as cidades, pois impacta diretamente os setores econômico, social e ambiental, reaproveitando objetivos que seriam descartados na natureza na maioria das vezes indevidamente”, afirma a secretária Nacional de Inclusão Social, Rita Passos.

Também participaram do evento o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Del Bosco, o coordenador Executivo da Fundação Instituto de Administração da USP, Dinei Pasqualini e o representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais recicláveis, Eduardo de Paula.