Mutirão de Carros Abandonados

Subprefeitura Aricanduva/ Formosa/ Carrão faz mutirão de coleta de carros e carcaças abandonadas em via pública.

Da Subprefeitura Aricanduva/ Formosa/ Carrão:

foto de carro abandonado

Foram realizadas 25 vistorias para recolhimentos de carros abandonados. Dessas, apenas 14 carros se encontravam no mesmo lugar, assim sendo removidos e encaminhados para o pátio da Subprefeitura, diminuindo a quantidade de carros em situação de abandono na região.

Desde o dia 11 de julho a Subprefeitura está realizando o mutirão de recolhimento de carros abandonados. Foram recolhidos 14 carros em situação de abandono ou carcaça. Essa operação teve participação de fiscais da Subprefeitura, Guarda Civil Metropolitana e a equipe da secretaria das subprefeituras com 3 guinchos, que vai rodar a cidade.

A Operação continua acontecendo, em 4 meses foram realizadas mais de 300 notificações de carros abandonados, onde muitos já foram recolhidos pelos respectivos propietários.


Para que estes veículos fossem removidos, a Subprefeitura precisou seguir uma série de procedimentos legais e administrativos, entre eles: verificar junto a demais órgãos competentes, como Polícia Militar e órgãos de trânsito (CET e DETRAN), se o veículo não tem relação com crime, sinistro ou furto ou, ainda, se não possui nenhum tipo de pendência judicial.

Por isso, não há prazo para atendimento da demanda.


Vale lembrar que o abandono de veículos em vias públicas prevê sanções, de acordo com a Lei de Limpeza Urbana, que fixa multa, no valor aproximado de R$ 18.421,20. Além disso, caberá ao responsável que pretenda, depois da remoção, reaver o veículo, arcar com os custos de remoção, variáveis conforme o tipo de automóvel, a distância do pátio da Sub, o equipamento utilizado para o procedimento e o trabalho da equipe, além do custo diário da estadia, também calculada conforme o tipo de veículo.


É importante destacar que qualquer cidadão pode e deve denunciar o abandono de veículos para a Prefeitura por meio do telefone 156, praças de atendimento das Subprefeituras ou pelo site.