Avenidas em São Paulo ganham novas áreas verdes com revitalização e plantio em canteiros centrais

Secretário Alexandre Modonezi acompanhou plantio realizado na Avenida Bandeirantes, nesta quarta (17)

Nesta quarta (17), o secretário Alexandre Modonezi acompanhou o plantio de arbustos e gramíneas na Avenida Bandeirantes.A ação faz parte de novo projeto implantado pela SMSUB, que alia técnicas de paisagismo ao planejamento urbano para revitalizar avenidas e praças da cidade.

O ajardinamento da Avenida dos Bandeirantes teve início em 3 de junho, e será concluído em agosto. É composto por quatro trechos e foi iniciado pelo terceiro, compreendido entre os viadutos Jabaquara e Costa Aguiar. O primeiro vai do número 1213 ao 1699. O segundo, do número 2022 ao 2118 da avenida. Já o quarto e último vai do Viaduto Costa Aguiar ao Santo Amaro.

Para o plantio, são mobilizadas 18 equipes que trabalham de forma simultânea ao longo do dia. Ao todo, 36.056 m² de área da avenida serão revitalizados pelas ações. O projeto contempla, também, as avenidas Presidente Tancredo Neves, do Estado, Alcântara Machado e Salim Farah Maluf.

"Com este projeto, pretendemos tornar São Paulo mais bonita e agradável para a população”, afirma Alexandre Modonezi, secretário municipal das Subprefeituras.

Espécies mais resistentes

A responsável pelo fornecimento mensal da vegetação, fertilizantes e adubos, entre outros itens, é a Gramacon. A empresa foi a vencedora no processo licitatório.

Além das gramas esmeralda e amendoim, estão sendo plantados arbustos como azaleia, dracena, bela-Emília, clusia, tumbergia, moreia e costela de Adão.

“São espécies consagradas no paisagismo urbano. Resistentes a pragas, poluição e doenças”, explica o agrônomo da Ricardo Pereira Inácio.

O contrato tem prazo inicial para seis meses de duração, com o valor de R$ 6.479.998,80. O termo poderá ser renovado. O trabalho de manutenção é realizado por 18 equipes da Prefeitura.