Prefeitura fiscaliza equipamentos públicos na região da Vila Prudente

Ação “Prefeito no Bairro” tem como objetivo aproximar os cidadãos do município, compartilhando iniciativas e ouvindo as principais demandas dos moradores da cidade

Da Secretaria Especial de Comunicação:

Em sequência ao programa “Prefeito no Bairro”, o prefeito Bruno Covas esteve nesta quinta-feira (03) na Vila Prudente para visitar os equipamentos e conversar com os moradores, com o objetivo de saber as principais demandas da região e ouvir sugestões. Nesta sexta-feira (4), o bairro localizado na Zona Leste da cidade comemora 129 anos.

A ação “Prefeito no Bairro” foi criada para que o prefeito dedique um dia da semana para visitar os bairros da cidade. Desta vez, na sede da subprefeitura da Vila Prudente, Covas foi recepcionado pelo subprefeito da região, José Antônio Queija e atendeu aos mais de 150 munícipes, membros de entidades organizadas, comerciantes e lideranças comunitárias, que puderam questionar o prefeito sobre seus principais pleitos.

Entre as questões abordadas, Covas destacou os esforços do município na busca por uma solução para o caso dos médicos vinculados ao programa “Mais Médicos”, do governo Federal.

“Fui falar pessoalmente com o ministro da Saúde sobre este tema. A legislação criada tinha um prazo de dois anos, que foi prorrogado por mais dois anos, e agora não tem mais autorização legislativa. Com isso, a Prefeitura não pode contratar ou manter aqueles médicos que não fizeram o Revalida, que é a prova de validação do diploma médico obtido no exterior”, afirmou Covas.

“Ainda assim, pedi ao ministro que discutisse uma nova medida provisória ou uma outra ação para que esse prazo seja prorrogado, mas agora depende exclusivamente de uma decisão judicial ou de uma alteração da legislação federal. De qualquer forma, pedirei à Procuradoria Geral do Município, que é quem tem a responsabilidade de se manifestar nos processos judiciais, e vou levar esta sugestão, já que é de interesse do município manter esses médicos trabalhando. Por precaução, já estamos buscando a reposição com médicos em substituição”, concluiu o prefeito.

Os moradores também perguntaram sobre a implantação de uma Unidade de Referência da Saúde do Idoso (URSI) na região. O prefeito esclareceu que nesta semana a cidade de São Paulo recebeu o selo inicial de Cidade Amiga do Idoso. A ideia é trabalhar para conquistar, ainda no ano que vem, o selo intermediário e se possível o selo pleno, em parceria com o Governo do Estado para abranger outras áreas e preparar a cidade para esta nova realidade.

Antonio Cimino, empresário e presidente do Rotary Clube da Vila Prudente, falou sobre a importância desta iniciativa “acho importante a visita do prefeito na região, porque assim podemos expor os nossos pontos e reinvindicações, dando a oportunidade para o prefeito responder sobre o que é possível e o que não é viável, seja por questões técnicas ou econômicas. Estamos muito satisfeitos com esta oportunidade.”, disse.

O vigário da paróquia do bairro de São Lucas, padre Fabiano Micali, também falou sobre a importância do programa “Prefeito no Bairro”. “Receber o prefeito nos bairros da cidade é um incentivo para nossas comunidades. A gente percebe que tem um grande potencial nas nossas regiões para ser aproveitado e com o apoio do prefeito e demais autoridades, nós podemos crescer em direção ao bem comum. É isto que a gente pede a Deus, que a gente possa se unir para o bem das pessoas “, afirmou.

Durante o encontro, também foram abordados aspectos sobre segurança e enchentes. Também foram apresentadas à população as iniciativas já em curso.

Lugar aprazível

O encontro foi realizado na sede da Subprefeitura Vila Prudente, uma verdadeira chácara encravada no meio do bairro. Tombada pelo patrimônio histórico, o imóvel construído pelo empresário Secundino Domingues mantém suas características desde o final dos anos 50, quando sua família usava o espaço como casa de veraneio.

Cercada por árvores centenárias e frutíferas, a sede da Subprefeitura Vila Prudente se tornou um verdadeiro oásis no coração do bairro.