Praça Margarida de Albuquerque Gimenez, em Santana, é entregue à população

Requalificado, espaço da Zona Norte recebeu iluminação, rampas de acessibilidade, mesas, bancos, lixeiras e novo paisagismo

Da Secretaria Especial de Comunicação:

A Prefeitura de São Paulo entregou, nesta quinta-feira (10), a revitalização da Praça Margarida de Albuquerque Gimenez, em Santana, Zona Norte, à população. As obras, no valor total de R$ 208 mil, foram custeadas pelas empresas Peloso Empreendimentos Imobiliários e Lopes Kalil Engenharia. Elas aderiram ao programa Adote Uma Praça e serão responsáveis pela manutenção do espaço até 2023.

Situada em frente à Avenida Cruzeiro do Sul, próxima à Rua Doutor Olavo Egídio, a Praça Margarida de Albuquerque Gimenez tem, aproximadamente, 3.400 m². Recebeu seis rampas de acessibilidade, 800m² de piso novo com acessibilidade (piso tátil), plantio de mudas e forrações. Lá também foram instalados bancos, mesas e novas lixeiras. A iluminação foi reforçada. Foram colocados sete novos postes e 14 lâmpadas de LED. As empresas adotantes investiram R$ 35 mil nesse processo. A revitalização teve início em julho e foi finalizado nos primeiros dias de outubro.

“A reforma desta praça era uma demanda antiga dos moradores da região. Agora, poderão aproveitar o local com mais qualidade e segurança”, disse o subprefeito de Santana/Tucuruvi, Pedro Nepomuceno Filho

Quem foi Margarida de Albuquerque Gimenez

O espaço, que até 2014 se chamava Praça dos Maçons, recebeu o nome da ativista social Margarida de Albuquerque Gimenez. Um dos destaques do local é o mural denominado Sopa de Letras, criado com a participação de vários grafiteiros.

Sobre o Adote Uma Praça

O programa foi instituído pelo Decreto nº 57.583, de 23 de janeiro de 2017. De acordo com ele, o interessado em se responsabilizar por uma praça da cidade deve apresentar, na subprefeitura local, requerimento pela adoção da área pretendida com o nome, RG ou CNPJ e endereço da residência ou empresa. A solicitação será analisada em um prazo máximo de cinco dias úteis. A manutenção dos espaços tem início imediato após a assinatura do Termo de Cooperação.