Quatro ciclofaixas terão obras iniciadas em novembro

As vias ou trechos em processo de requalificação receberão faixas comunicando sobre a execução do serviço

Da Secretaria Especial de Comunicação:

A Prefeitura inicia, neste mês de novembro, obras em mais quatro ciclofaixas. Na Zona Norte, as ciclofaixas Afonso Lopes Vieira, na região da subprefeitura da Casa Verde/Cachoeirinha, José Natividade Saldanha e Padre Orlando Garcia da Silveira, na região da subprefeitura Freguesia/Brasilândia, terão o processo de requalificação iniciado. Já na região central, a ciclofaixa da Ponte das Bandeiras também passará por obras. As vias ou trechos em processo de requalificação receberão faixas comunicando sobre a execução do serviço.

Como todas as obras realizadas até agora, a requalificação prevê troca do pavimento e sinalização, com raspagem do asfalto antigo e a aplicação de uma nova camada do pavimento asfáltico. Obras de microdrenagem, em guias e sarjetas, também serão realizadas, conforme diagnosticada a necessidade. Com a conclusão do recapeamento e da infraestrutura, é implantada a nova sinalização com pintura em vermelho aplicada apenas na aproximação das travessias, proporcionando maior atenção dos ciclistas aos cruzamentos. Serão instalados tachões a cada metro, o que irá garantir mais segurança aos ciclistas.

Trechos das ciclofaixas com obras iniciadas e/ou em fase de implantação de sinalização somam, atualmente, cerca de 37 quilômetros de requalificações. Ciclofaixas concluídas, com obras de guias e sarjetas, além de recapeamento e sinalização somam aproximadamente 9 quilômetros.

Atualmente, a cidade conta com 503,6 km de infraestrutura cicloviária. Desse total, 310 km passarão por melhorias, conforme o plano de metas da Prefeitura, que prevê também a implantação de 173 km de conexões, com verba total de R$ 325,7 milhões para o biênio 2019/2020. Vale destacar que integra o Programa de Metas da Prefeitura um novo Plano Cicloviário, que será apresentado em breve. O objetivo é justamente melhorar a qualidade e fazer a conexão entre as ciclovias e ciclofaixas já existentes entre si e com os terminais de ônibus e estações de Metrô e trens.