Parceria entre secretarias da Prefeitura amplia rede de atendimento da Ouvidoria

O projeto de ouvidorias setoriais faz parte do processo de descentralização do atendimento da Ouvidoria Geral do Município, previsto no Código de Defesa do Usuário do Serviço Público

Da Secretaria Especial de Comunicação:

Uma parceria intersecretarial entre a Controladoria Geral do Município (CGM/SP) e as secretarias municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED) e de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) garante a ampliação do atendimento ao cidadão com a criação de mais uma ouvidoria setorial na Prefeitura de São Paulo.

A assinatura da portaria conjunta entre as pastas ocorreu nesta terça-feira (17) e irá possibilitar que a Ouvidoria Geral do Município passe a atender presencialmente também as demandas de SMPED no espaço “Aqui tem Ouvidoria”, que fica na Rua Doutor Falcão Filho, 69, ao lado da Estação Anhangabaú do Metrô. Desde junho, o local já é um posto integrado de atendimento da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Participaram da cerimônia, os secretários Ana Claudia Carletto (Direitos Humanos e Cidadania) e Cid Torquato(Pessoa com Deficiência), e ainda Gustavo Húngaro (Controladoria Geral do Município) e Maria Lumena Balaben Sampaio(Ouvidoria Geral), que ressaltaram a importância do trabalho intersecretarial dos órgãos envolvidos no atendimento presencial do munícipe.

Claudia Carletto destacou o fato de proporcionar ao cidadão um atendimento humanizado, de procurar as pessoas que mais necessitam do serviço público, aquelas que se encontram em estado de maior vulnerabilidade social. “Agregar a esse serviço, o trabalho maravilhoso que o secretário Cid Torquato vem fazendo para incluir as pessoas”, concluiu.

“A gente não faz uma gestão eficiente sem ouvir o cidadão”, disse, por sua vez, o secretário municipal de Pessoas com Deficiência,Cid Torquato, que também falou sobre a inclusão na administração pública. “É crescente o número de pessoas com deficiência que procuram serviços e também atrás do balcão prestando atendimento”.

Na mesma trilha da prestação de serviços integrada em diferentes pastas da administração pública, a ouvidora geral do município Maria Lumena Balaben Sampaio disse que a tendência para 2020 é a de enfrentar os desafios de maneira conjunta. “Perseguir sempre as boas propostas para servir bem ao cidadão paulistano”, destacou.

O controlador geral Gustavo Ungaro, por sua vez, disse que a organização do serviço é um desafio para os gestores e também de difícil compreensão para o cidadão. “Precisamos aproveitar cada experiência de atendimento e é muito emblemática essa ampliação do espaço da auditoria”.

Descentralização

O projeto de ouvidorias setoriais faz parte do processo de descentralização do atendimento da OGM, previsto no Código de Defesa do Usuário do Serviço Público, instituído pelo Decreto 58.226/2018, que regulamentou a Lei Federal 13.460/2017, reconhecendo no cidadão sua condição de participante da gestão municipal. Com a parceria, CGM e SMPED criam uma Ouvidoria para atender os munícipes com deficiência. A integração do ponto de atendimento representa uma economia de recursos públicos, além de fortalecer a participação e o controle social.

Em 2019, a CGM ampliou a rede de atendimentos presenciais da OGM com a criação do espaço “Aqui tem Ouvidoria” e de postos nas unidades do Descomplica SP, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT). A Ouvidora Geral do Município, Maria Lumena Sampaio, comemora a parceria com SMPED e a descentralização do atendimento da OGM. “Estas ações representam o fortalecimento dos serviços prestados ao cidadão, especialmente na dimensão da pessoa com deficiência”.

O posto de atendimento “Aqui tem Ouvidoria” funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, e representa mais uma opção de atendimento aos munícipes que desejam recorrer à Ouvidoria Geral do Município (OGM) para reclamações, denúncias em geral, denúncias de assédio moral e sexual e pedidos de informação sobre a administração pública (e-SIC). Já nas unidades do Descomplica SP – Santana/Tucuruvi, Butantã, Campo Limpo e São Miguel Paulista - os postos de atendimento da Ouvidoria funcionam das 8h às 17h. Até o final de ano, também está prevista a inauguração do posto da Ouvidoria no Descomplica SP Jabaquara.