Programa Comunidade investirá R$ 250 milhões nas regiões de Paraisópolis e Heliópolis

Projeto envolve 38 iniciativas integradas por secretarias do Estado e do município com o objetivo de promover ações sociais e econômicas em áreas de vulnerabilidade social

Da Secretaria Especial de Comunicação:

A região de Paraisópolis, na Zona Sul da cidade, será a primeira a receber o Programa Comunidade, uma ação conjunta entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo para a realização de 38 ações, com o investimento previsto de R$ 250 milhões. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (20), no Palácio dos Bandeirantes.

O programa reúne um grande pacote de serviços e obras que foram solicitadas por representantes das comunidades e articuladas com secretários municipais e estaduais. O objetivo da iniciativa é promover ações sociais e econômicas em áreas de vulnerabilidade social, como Paraisópolis e Heliópolis.

“O Projeto Comunidade envolveu a participação de todos os Secretários do Governo do Estado e de vários Secretários da Prefeitura de São Paulo. Foram realizadas diversas reuniões nas comunidades de Paraisópolis e Heliópolis, além de outras 15 reuniões aqui no Palácio dos Bandeirantes. São mais de 30 ações conjuntas com o prefeito Bruno Covas”, disse o governador João Doria, que continuou: “O Projeto Comunidade será modelo para todas as regiões de nosso Estado.”

As diretrizes do projeto foram definidas com o objetivo de incluir medidas e serviços considerados prioritários por líderes comunitários e moradores de Paraisópolis.

“Este trabalho mostra a importância de um trabalho integrado, com várias equipes do governo do Estado e da Prefeitura. Nós ouvimos s comunidades, identificamos várias oportunidades de parcerias com a comunidade e hoje apresentamos estas ações. Nós continuamos conversando e a cada momento identificamos outras oportunidades e outros recursos que podem ser aplicados para beneficiar as pessoas que vivem nestes locais”, afirmou o secretário municipal de Governo, Mauro Ricardo Machado Costa.

As ações envolverão as áreas de educação, saúde, assistência social, emprego e empreendedorismo, justiça e cidadania, proteção a mulheres vítimas de violência, cultura, esporte, lazer e infraestrutura, definidas pelos seis grupos de trabalho formado após o incidente que resultou na morte de 9 jovens durante o Baile da DZ7 em Paraisópolis.

“É um programa que foi construído a várias mãos para identificar as principais demandas e principalmente, escutar a comunidade, para tentar mapear e identificar os principais trabalhos que precisam ser realizados nestes eixos”, disse a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes.

A previsão é de que a implementação do Projeto Comunidade comece ainda neste ano com a troca da iluminação por LED em Paraisópolis. Em 2020, parte das ações também será executada em Heliópolis, contemplando inicialmente as duas maiores comunidades da cidade.

“As seis comissões temáticas que foram formadas continuam ativas, com um monitoramento compartilhado entre a Prefeitura, o Estado de São Paulo e representantes das comunidades de Paraisópolis e Heliópolis, que irão acompanhar conosco um calendário de implementação das ações, com a realização de reuniões mensais para garantir que todas as entregas aconteçam”, destacou a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.