Prefeitura realiza mais de 2,5 mil atendimentos em evento de comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Ação, realizada no vão do Masp, ofereceu vagas para empregos, orientação para empreendedoras e cursos, além de serviços gratuitos para mulheres

De Secretaria Especial de Comunicação:

A Prefeitura realizou sábado (7) , no vão do Masp, na Avenida Paulista, o evento “Lugar de mulher é trabalhando onde ela quiser”. Mais de 2,5 mil mulheres participaram da ação, que ofereceu vagas de emprego, orientação para empreendedoras, inscrições para cursos profissionalizantes, palestras e oficinas exclusivas para o público feminino.

Promovido por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a ação ofereceu mais de 2.500 oportunidades de emprego, nas quais os salários chegavam a R$ 4.500. A ação contou, também, com inscrições para cursos profissionalizantes em diferentes áreas de atuação, como tecnologia, sustentabilidade e construção civil, totalizando 1.450 vagas.

“Atendemos mais de 2,5 mil mulheres que buscaram por qualificação e oportunidades de emprego, reforçando que lugar de mulher é trabalhando onde ela quiser, inclusive em áreas de atuação consideradas masculinas como construção civil e tecnologia”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Fizemos uma força-tarefa para oferecer todos os serviços da secretaria e de parceiros para as mulheres. Dessa maneira, o evento contou com uma programação que ia do artesanato até o uso de simuladores de solda”, completa.

O Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo ofereceu 2.800 oportunidades de emprego, além da emissão de carteira de trabalho. Para o atendimento foram disponibilizadas 1.200 senhas, sendo 900 para a ação, e outras 400 para as 24 unidades do Cate.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico participou do evento, oferecendo a demonstração de um simulador de solda 3D para incentivar as mulheres a entrar em setores com maior presença masculina.

Rodas de conversa e palestras

A atividade também abriu espaço para a troca de experiências. Cerca de 400 mulheres participaram da programação de palestras e rodas de conversa, que abordaram assuntos como a diversidade no mercado de trabalho, promovendo o debate sobre a inserção de mulheres com deficiência, público trans e negras. O universo da tecnologia, um dos setores ainda dominados por homens, foi uma das temáticas em destaque para discutir a entrada do público feminino no segmento.

Qualificação profissional

A Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizou 440 atendimentos para a inscrição de mulheres em cursos profissionalizantes nos setores de tecnologia, sustentabilidade e gestão administrativa. As oportunidades são para as áreas em manutenção de computadores, desenvolvimento web, ressignificação de resíduos sólidos, produção de alimentos em agroecologia, administração e tecnologias sustentáveis, entre outras. A duração média dos cursos é de 150 horas. com aulas que vão de segunda a sexta-feira.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, por meio do Centro Paula Souza, também marcou presença na ação. oferecendo 360 vagas para cursos profissionalizantes presenciais no setor de construção civil. Exclusivas para o público feminino, as turmas são voltadas a profissões consideradas masculinas como pintora de parede, eletricista, soldadora, pedreira e grafiteira. Também foram oferecidas 400 vagas em cursos virtuais para áreas de gestão e tecnologia de informação.

Empreendedorismo e geração de renda

Cerca de 150 mulheres contaram com as mentorias e atendimento gratuito da Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. As empreendedoras puderam se inscrever para as novas turmas dos programas de aceleração Mais Mulheres e Fábrica de Negócios, que impulsionam startups com ideias inovadoras. Palestras e rodas de conversa com foco no empreendedorismo feminino, mercado de trabalho e diversidade também fizeram parte da programação.

Os agentes do Mãos e Mentes Paulistanas, programa que promove o artesanato na cidade, estiveram no local fazendo o teste prático de 40 artesãs pré-credenciadas para a entrada no programa. As munícipes aprovadas poderão participar de feiras e eventos organizados pela Prefeitura, movimentando a economia criativa na capital paulistana.

Segurança Alimentar e Nutricional

O Observatório da Gastronomia, em parceria com a entidade Saladorama, realizou uma atividade gastronômica sobre o preparo de uma salada de frutas e legumes rica em vitaminas e nutrientes. Além de promover uma alimentação saudável, a receita é uma alternativa para quem busca gerar renda com a gastronomia e venda de alimentos. Ao todo, 40 mulheres participaram da atividade. A oficina fez uso de ingredientes recolhidos nas feiras livres e mercados municipais pelo Programa Municipal de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos.

Mais de 200 mulheres passaram pela tenda de nutricionistas do CRN3 - Conselho Regional de Nutricionistas, que marcaram presença no evento dando dicas de alimentação saudável durante todas as fases da vida.