Prefeitura realiza recapeamento na Avenida Giovanni Gronchi

Extensão de 3.490 metros da via recebe ações na região do Butantã, zona oeste da cidade

A Avenida Giovanni Gronchi, na região da Subprefeitura Butantã, começou nesta semana a receber recapeamento da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, em 3.490 metros de extensão.

Os trabalhos têm por objetivo melhorar infraestrutura e facilitar a locomoção de motoristas, pedestres e usuários do transporte público.

A avenida possui aproximadamente 7 quilômetros de extensão, abrangendo do Palácio dos Bandeirantes até a Avenida João Dias, ligação da zona oeste à zona sul.

A Prefeitura de São Paulo entregou recentemente o recapeamento das avenidas: Eíras García, Politécnica, Guilherme Dumont Villares, Jorge João Saad e Morumbi e Rua São Pedro Fourier.

Mais serviços de recapeamento devem ser iniciados após a conclusão dos trabalhos na Avenida Giovanni Gronchi.

Sobre o programa de recapeamento

O programa de recapeamento é um dos serviços de zeladoria sob coordenação da Secretaria Municipal das Subprefeituras. O programa, que começou em novembro de 2017, realiza o recapeamento das vias prioritárias da capital. Desde o início do programa, 291 vias foram recapeadas, totalizando 402.462 metros e 5.447.110 m² de área renovada.

No dia 21 de novembro de 2019, o prefeito Bruno Covas assinou a contratação de operação de crédito no valor de R$ 500 milhões para o financiamento do Programa de Recapeamento da Cidade de São Paulo. A previsão é que os recursos permitam a recuperação de 3,2 milhões de metros quadrados de vias públicas até o fim de 2020.

O programa traz como grande novidade a qualidade superior do asfalto e cuidados durante sua aplicação, o que garante maior durabilidade ao recapeamento. As empresas responsáveis só entregam o trabalho com a garantia e a avaliação de técnicos que considerem que o recapeamento não apresenta nenhuma necessidade de correção. Caso haja algum dano após a finalização das obras, as empresas realizam o reparo. Portanto, o atendimento da malha viária acontece concomitantemente, ou seja, ações de tapa-buraco não excluem o recapeamento.

Ao contrário das ações anteriores, em que a recuperação do pavimento era padronizada e uniforme, é feita uma avaliação do pavimento existente por meio de levantamentos e inspeções permitem a aplicação do asfalto personalizado para cada via. Os materiais são os mesmos utilizados na Europa, Alemanha, Suécia e Inglaterra, e apresentam vantagens como alta resistência à deformação, maior vida útil e resistência a derrapagens.