Dia Internacional da Enfermagem é celebrado nesta terça-feira

Este ano especialmente, ao lado dos médicos e demais profissionais, são eles que estão na linha de frente nos hospitais, cuidando das pessoas acometidas pela covid-19

Nesta terça-feira (12) é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem. Este ano esses profissionais têm sua atuação ainda mais exaltada, devido ao cenário de pandemia mundial de covid-19, doença provocada pelo coronavírus. Assim como os médicos e demais trabalhadores da área da saúde, eles estão na linha de frente, ajudando a salvar vidas.

São os enfermeiros que acompanham e cuidam das pessoas, desde o momento da chegada ao hospital e internação, até a hora da alta. Passam 24 horas ao lado dos pacientes, dando todo o suporte necessário para seu tratamento e recuperação.

Arlete Veloso dos Santos, que trabalha no Hospital Municipal Tide Setúbal, se orgulha de seu trabalho. “As vantagens estão em prestar assistência integral às pessoas” afirma.

No Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio, Sandra Mara Zago Valle, explica que sua rotina é composta por passagem de visita, exames físicos, orientações, prescrições de enfermagem, orientações gerais a pacientes, aos familiares e colaboradores da equipe de atendimento. Tudo isso acaba, segundo ela, criando um conhecimento mais aprofundado da pessoa que ali está sob seus cuidados.

Com as novas experiências trazidas pela pandemia de covid-19, esses vínculos se tornam ainda mais fortalecidos, segundo o enfermeiro Guaracy Araujo de Oliveira, do Hospital Municipal Doutor José Soares Hungria. “ O coronavírus alterou a minha rotina pessoal e familiar. Tenho ainda mais dedicação, e em maior tempo, ao meu trabalho. Mesmo em uma fase delicada como esta, que estamos atravessando, tem sido muito gratificante cuidar das pessoas”, afirma.

A enfermeira do Hospital Municipal Tide Setúbal, Claudia Simone dos Santos, explica que o processo de trabalho foi modificado por conta da pandemia. "Fomos todos capacitados pelo município e sigo firme na minha missão”, enfatiza.

Ano Internacional de Enfermeiros e Parteiras

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define, pela primeira vez, o Ano Internacional de Enfermeiros e Parteiras. O ano de 2020 foi escolhido para homenagear o bicentenário de nascimento de Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna. A semana se inicia neste dia 12, para celebrar seu nascimento e o término, em 20 de maio, para rememorar o falecimento de Anna Nery, pioneira da enfermagem no Brasil.