Prefeitura intensifica remoção de veículos abandonados

O serviço é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) ampliou as ações de remoção de veículos abandonados nas vias públicas. O trabalho é realizado em toda a cidade, com a utilização de cinco guinchos, que cobrem as 32 subprefeituras de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Qualquer pessoa pode denunciar o abandono de automóveis por meio do telefone 156 ou pelo portal 156.

A partir da delação, a equipe afixa uma notificação ao proprietário e, nos casos em que o carro não é retirado do local no prazo de cinco dias, é realizada a remoção para o pátio da subprefeitura local. Antes, entretanto, são feitos trâmites administrativos como a verificação junto aos órgãos competentes: Polícia Militar, CET e Detran, se o veículo tem ,algum registro de crime, sinistro ou furto, além de pendências judiciais.

"Priorizamos a demanda do cidadão e, por isso, aprimoramos a operação de carros abandonados para atender de forma mais efetiva os pedidos recebidos pelo SP156", afirma o secretário muniicpal das Subprefeituras, Alexandre Modonezi.

O abandono de automóveis em vias públicas prevê sanções, de acordo com a Lei de Limpeza Urbana, que fixa multa, no valor de R$ 16.693,28. Além disso, caberá ao responsável que pretenda, depois da remoção, reaver o veículo, arcar com os custos de remoção variáveis de acordo o tipo de carro, a distância do pátio da Subprefeitura, o equipamento utilizado para o procedimento e o trabalho da equipe, além do custo diário da estadia, também calculada conforme o tipo de veículo.

Entre maio de 2019 e maio de 2020 foram concluídas, aproximadamente, 40 mil solicitações de remoção de automóveis e carcaças pela Central SP 156. De janeiro de 2019 a abril de 2020, 3.209 veículos foram retirados das vias.