Prefeitura adota nova operação para remover carros abandonados das vias públicas

Em um ano, cerca de 42 mil solicitações do SP156 foram concluídas; 670 veículos foram recolhidos este ano na cidade

A Prefeitura de São Paulo adotou uma nova forma de operação para remover veículos abandonados das vias públicas este ano. O objetivo da mudança é potencializar o atendimento das solicitações dos munícipes registradas na central SP156. Cerca de 670 carros e carcaças foram retirados das ruas da capital pelas equipes da Prefeitura este ano.

A Secretaria Municipal das Subprefeituras disponibilizou motociclistas para vistoriarem os pontos indicados nas denúncias do SP156. Os inspetores fiscalizam, em média, 200 endereços por dia e identificam a presença dos veículos nas ruas. Os veículos são adesivados pelos agentes das Subprefeituras e após cinco dias úteis, se não houver providências por parte do dono, o automóvel é considerado abandonado.

Em 65% dos casos, os proprietários já fizeram a remoção e a solicitação é finalizada. Para os demais veículos, a cidade possui cinco guinchos à disposição para este serviço, que é realizado em forma de mutirão por Subprefeitura.

Em maio de 2019, havia aproximadamente 30 mil solicitações em estoque com pedido de remoção de carros e, após um ano de trabalho, o número caiu para cerca de 13 mil. Entre maio de 2019 e 2020 foram concluídos 42 mil pedidos de munícipes para remoção de carros.