Guaianases recebe ação em áreas verdes

Atividade realizada pela subprefeitura do bairro valoriza áreas verdes dos bairros

 A equipe de jardinagem da Subprefeitura de Guaianases, na Zona Leste da cidade, atua diariamente pelas ruas do bairro fazendo a manutenção de árvores, gramas e na remoção de ervas daninhas. A preocupação não é apenas estética, embora a roçagem das margens dos córregos e barrancos proporcionem uma imagem melhor desses espaços.

plantio, a poda, a roçagem e a capina contam com objetivos diferentes e são de importância vital para a preservação e o equilíbrio do meio ambiente. Nas áreas públicas, as equipes podem corrigir problemas provocados pela escolha de espécies ou locais de plantio inadequados.

De acordo com o subprefeito de Guaianases, Guaracy Fonte Monteiro Filho, as podas são necessárias para manter um crescimento equilibrado nas diferentes partes da planta; conservar o equilíbrio entre raízes e a parte aérea; para regular o vigor e também para facilitar a aeração e iluminação da copa.

Na rua Santa Estela, em Guaianases, por exemplo, uma árvore ultrapassou o segundo piso de uma casa e se emaranhava na fiação elétrica. Por isso, os galhos mais baixos tiverem que ser removidos.

Nos últimos dias foi feita a roçagem nas margens do córrego da rua Bahia do Caeté (Jardim Etelvina), no canteiro central da rua Poxim (Jardim São Carlos), nas áreas verdes da rua Utaro Kanai (Cohab Juscelino) e da rua José Pinheiro Borges (Jardim Helena).

Para o subprefeito, "a manutenção das áreas ajardinadas evita a sensação de abandono ou degradação da região e inibe o descarte irregular de lixo nessas áreas. É um serviço que muitos podem até considerar supérfluo, mas contribui para a valorização do bairro e o bem estar dos moradores, sem falar na beleza das tamareiras que estão sendo espalhadas pelo bairro. Impossível não notar", disse Guaracy.

Tipos de poda

Poda de formação/condução: retirada, em árvores jovens, de ramos baixos, ou com direção de crescimento inadequada ao local. Devem-se remover tais, preferencialmente, antes que atinjam dois centímetros de diâmetro.

Poda de correção/adequação: retirada de galhos de maior diâmetro que estejam causando problemas de incompatibilidade com o local onde se encontram. Evita que os galhos possam esconder a sinalização viária, como semáforos e placas, por exemplo.

Poda de limpeza/sanitária: retirada de galhos secos, senescentes, atacados por pragas ou plantas parasitas.

Poda de levantamento: No campo e na cidade esse tipo de poda tem diferentes objetivos. No campo ela permite um melhor aproveitamento da irrigação por aspersão e evita que os frutos entrem em contato com o solo. Na cidade, evita que galhos muito baixos possam ferir pedestres e ciclistas, garantem um melhor aproveitamento da iluminação artificial no período da noite.

Roçagem e capina

Na capina, é tirada até a raiz da vegetação. Já na roçagem, a grama ou o mato são deixados no tamanho ideal. Normalmente a capina é feita em calçadas onde o mato cresce nas brechas. Em áreas maiores é feita a roçagem para não deixar o solo desprotegido, especialmente junto aos córregos, o que facilitaria a erosão e desmoronamento das margens.