Cidade bate meta de limpeza de margens de córregos para o biênio

Serviço realizado supera objetivo estipulado pelo Programa de Metas

Foto: SECOM

A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) realizou a limpeza de 8.4 milhões de metros quadrados de área de margens de córregos neste ano, superando meta estabelecida de 2,8 milhões de metros quadrados para o biênio.

Definida no eixo de objetivos estratégicos pelo Programa de Metas da cidade de São Paulo para 2019 e 2020, a limpeza de margens de córregos ocorre durante o ano todo, como prevenção ao período de chuvas.

De janeiro a novembro deste ano, foram retirados 180 mil toneladas de detritos em 8,4 milhões de metros quadrados de margens de córregos. No mesmo período do ano passado, aproximadamente 5,8 milhões de metros quadrados foram limpos, e 55 mil toneladas de detritos retirados.

O aumento no volume de limpeza e recolhimento de detritos dos córregos se tornou possível pela contratação de mais equipes para a execução dos serviços, em comparação ao ano anterior. Enquanto em janeiro de 2019 a cidade contava com 29 equipes, em julho deste ano os contratos alcançaram 72 equipes.

Outros serviços preventivos

As ações de zeladoria e prevenção também incluem reformas e limpeza de galerias, ramais, bocas de lobo e poços de visitas. De janeiro a novembro de 2020, foram reformados 1.502 poços de visita e bocas de lobo, inclusive com troca de tampas, além da limpeza de 6.915. Foram retirados 6.339 metros cúbicos de detritos em galerias e ramais. Dos piscinões, foram coletadas mais de 200 mil toneladas de detritos em mais de 1 milhão de metros quadrados de extensão e realizou mais de 136 milhões de metros quadrados em corte de mato e grama.

Esses serviços são fundamentais para que garantam o pleno funcionamento do sistema de drenagem da cidade, melhorando o escoamento das águas e reduzindo os possíveis pontos de alagamentos e transbordamentos.