Resíduos de coleta seletiva aumentam durante pandemia

Aumento na quantidade de resíduos foi de 19% durante a quarentena, em relação ao mesmo período do ano anterior

Durante o período da quarentena em 2020 (março a dezembro), os resíduos provenientes da coleta seletiva na cidade de São Paulo aumentaram em 19%, quando comparados ao mesmo período de 2019. No total, no mesmo período em 2019, foram coletadas 61.4 mil toneladas de resíduos na coleta seletiva. Em 2020, foram coletadas 73.3 mil toneladas - uma variação de 11.8 mil toneladas a mais. A informação é da Prefeitura, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb).

Recicla Sampa

Em 2019, São Paulo lançou o movimento Recicla Sampa. Trata-se de uma plataforma online de amplo conteúdo com vídeos, webdocs, tutoriais, jogos, materiais para impressão, reportagens, notícias da cidade, do Brasil, do mundo e entrevistas para orientar e informar os cidadãos que é preciso aumentar a quantidade de materiais reaproveitáveis. A população também consegue ver os horários da coleta domiciliar e pesquisar pontos de coleta por tipo de resíduos.

Durante a pandemia de Covid-19, a autarquia garantiu o funcionamento dos serviços públicos para o descarte dos recicláveis, como a coleta domiciliar seletiva, os 115 Ecopontos da cidade, assim como das duas Centrais Mecanizadas de Triagem da capital (Carolina Maria de Jesus e Ponte Pequena).