Ambiente: viveiros municipais produzem mudas de plantas

Três viveiros municipais são administrados pela Divisão de Produção e Herbário Municipal (DPHM) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA)

A Prefeitura, por meio da Divisão de Produção e Herbário Municipal (DPHM), administra três viveiros municipais de plantas: Manequinho Lopes, Arthur Etzel e Harry Blossfeld, todos eles com com diferentes funções. A DPHM é subordinada à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.

O Viveiro Manequinho Lopes, localizado no Parque Ibirapuera, é responsável pela produção de mudas herbáceas, arbustivas, trepadeiras, medicinais e aromáticas. Recentemente começou a produzir plantas alimentícias não convencionais (PANCs). O nome Manequinho Lopes é uma homenagem ao entomologista Manoel Lopes de Oliveira Filho.

O Viveiro Arthur Etzel, localizado no Parque do Carmo, na Zona Leste, também produz herbáceas, arbustivas e trepadeiras. Seu nome é uma homenagem ao Arthur Etzel, um importante nome na ampliação de áreas verdes municipais em São Paulo..

O responsável pela produção de mudas de árvores nativas da floresta ombrófila densa paulistana é o Viveiro Harry Blossfeld, localizado no Parque Cemucam, carrega em seu nome uma homenagem a Harry Blossfeld, um botânico alemão.

Todos os viveiros são responsáveis pelo fornecimento de mudas para órgãos municipais, como: escolas, subprefeituras e unidades de saúde. Além disso, realizam doações para organizações do terceiro setor e órgãos estaduais e federais.