Prefeitura de São Paulo realiza plantio gratuito de árvores nas calçadas

Calçadas arborizadas tornam o ambiente mais agradável e saudável

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, realiza o plantio de árvores nas calçadas de maneira gratuita. A conscientização sobre a preservação e proteção de todas as árvores nativas e o estímulo para o plantio de novas espécies são temáticas que devem ser trabalhadas na população diariamente.

A presença de árvores nas calçadas é importante pois elas contribuem para melhorar o meio ambiente de nossa cidade e, nos dias de chuva, facilitam o escoamento das águas.

O serviço de plantio de mudas arbóreas em áreas públicas municipais é realizado por equipes contratadas pela Prefeitura Municipal de São Paulo junto com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

A Divisão de Arborização Urbana, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, é responsável por receber mudas arbóreas provenientes dos Termos de Compromissos Ambientais e realizar a gestão do fornecimento destas mudas às equipes de plantio de SVMA/DAU, às equipes de manejo arbóreo das Subprefeituras, e aos munícipes através da Campanha Permanente de Incentivo à Arborização.

Indique um local para o plantio de árvore

A participação da população é imprescindível. Através do Portal de Atendimento da Prefeitura de São Paulo, o Portal 156, os munícipes que desejam o plantio de árvores nas calçadas ou passeios públicos em frente ao seu imóvel podem realizar gratuitamente uma solicitação.

No portal, você encontra todas as diretrizes que devem ser seguidas, como o preenchimento do cadastro, documentos e requisitos necessários para a efetivação do trabalho, prazos e principais etapas para a conclusão de seu pedido.
A escolha das espécies é realizada seguindo os critérios definidos no Manual Técnico de Arborização Urbana, que analisa as características do local onde será plantada a muda e também o porte da espécie. Outro item considerado é a disponibilidade das espécies nos viveiros municipais, sendo que especificamente para calçada, são utilizadas mudas disponíveis no Viveiro Manequinho Lopes.

Lembrando que tudo passará por uma análise de viabilidade, dentro das normas estabelecidas no Manual Técnico de Arborização Urbana, um instrumento que consiste na descrição de maneira simples e objetiva dos aspectos físicos referentes ao local, como largura da calçada, rede elétrica aérea, existência de recuo do imóvel em frente ao passeio público, elementos e mobiliários urbanos na calçada e características do viário. As distâncias mínimas entre árvores devem respeitar o determinado no referido manual, 5 metros entre árvores de pequeno porte, 8 metros entre árvores de médio porte e 12 metros entre árvores de grande porte.

A partir da solicitação de plantio de muda arbóreo pelo munícipe, a SVMA tem o prazo de 30 dias para análise da solicitação e documentação apresentada, e aceitação ou não do pedido. Quando autorizado, o solicitante será notificado através e-mail e mensagem de texto no celular informando a conclusão e o agendamento para plantio, realizado e concluído na data estabelecida.

O plantio é realizado, preferencialmente, com espécies nativas do município de São Paulo, dentre elas: Dedaleiro, Ipê-branco, Pau-ferro, Ipê-roxo-de-bola, Ipê-roxo-de-sete-folhas, Araçá-roxo, Sibipiruna, Bacupari, Carobinha, Pau-Brasil, Quaresmeira, Mirindiba, etc.

Ajude a cidade a ficar mais verde, acesse o portal 156 e realize o seu pedido!