Obras no Córrego Anhanguera auxiliam no combate às enchentes no centro da cidade

Galerias entrarão em funcionamento em março, enquanto o sistema de microdrenagem (que leva a água das chuvas até as galerias) será finalizado em abril

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), está construindo as novas galerias do Córrego Anhanguera no bairro Campos Elísios, na região central da cidade. A obra foi iniciada em 2019, com investimento de R$ 28,3 milhões.

As novas galerias entrarão em funcionamento em março, enquanto o sistema de microdrenagem (que leva a água das chuvas até as galerias) será finalizado em abril. Quando finalizada, a estrutura auxiliará no combate aos alagamentos nas alamedas Barão de Limeira, Nothmann, Ribeiro da Silva e rua Barão de Campinas.

Além da execução de 995 metros de novas galerias, o projeto contemplará também o reforço de 273 metros das antigas galerias. Construídos em aço e concreto e com diâmetro que varia de 2 a 2,5 metros, os novos túneis são mais resistentes e modernos do que os antigos feitos alvenaria e com dimensão de 2,25m por 1,55m.

Para preservar a saúde dos operários durante a pandemia, os trabalhos foram paralisados entre março e junho de 2020. Como as obras são realizadas em ambiente confinado, subterrâneo e com equipes de até oito operários, a transmissão do vírus poderia acontecer de forma rápida.

No entanto, as obras foram retomadas após a instalação de novo sistema de ventilação e filtragem de ar nos túneis, além do fornecimento de novas máscaras de proteção para os trabalhadores