Jardim de chuva do Bosque das Jandaias recebe plantio de palmeiras Jerivá

Oito unidades serão plantadas entre hoje (7) e quinta-feira (8). A área está situada na divisa entre os distritos Sé e Mooca

As Subprefeituras Sé e Mooca realizam o primeiro plantio no jardim de chuva, acoplado ao Bosque das Jandaias. A área de 200 m², situada na divisa entre os dois distritos, receberá oito espécies de palmeira Jerivá. As unidades serão plantadas entre hoje (7) e quinta-feira (8).

A construção do jardim de chuva faz parte do projeto de implantação do Bosque das Jandaias, localizado na esquina da Av. Alcântara Machado e Rua da Figueira. As espécies de palmeiras Jerivá que serão plantadas no local têm cerca de quatro metros de altura e possuem, aproximadamente, cinco anos.

As palmeiras são resistentes à luminosidade e se adaptam tanto ao sol, quanto à meia sombra. Além disso, são atrativas para fauna silvestre, como abelhas, maritacas, papagaios, caturritas e esquilos.

Ao todo, o Bosque das Jandaias possui cerca de 1.600 m² de espaço para plantio de árvores e está próximo ao Bosque das Maritacas. O objetivo é que, em conjunto, os dois bosques promovam a ampliação da capacidade biológica e ecológica, tanto para flora quanto para a fauna urbana, em uma das regiões mais áridas da Cidade.

Jardins de chuva

Os jardins de chuva têm sido grandes aliados da Prefeitura de São Paulo, pois somam a beleza de folhas e flores à funcionalidade de captação de águas pluviais. O objetivo dessa modalidade de área verde é ampliar a permeabilidade do solo na cidade e minimizar os efeitos de alagamentos.

Além das funções em infraestrutura verde, os jardins ampliam as possibilidades de bem-estar, lazer, permeabilidade e biodiversidade urbana, enquanto auxiliam no escoamento da água da chuva. Os jardins filtram a água para uma rede de drenagem subterrânea e evitam o acúmulo na superfície. Este é o objetivo da SMSUB, que já implantou 106 unidades, desde 2017, por meio das subprefeituras.

Em toda cidade, existem 129 jardins de chuva distribuídos nas zonas norte, sul, leste, oeste e centro. Entre os distritos contemplados estão a Sé, Santana/ Tucuruvi, Penha, Capela do Socorro, Vila Mariana, Lapa, Pinheiros, Butantã e Ipiranga. Todas as obras foram realizadas por equipes já contratadas pelas subprefeituras, sem contratações excepcionais.

Fotos: Subprefeitura Sé