Problemas técnicos fazem Comissão cancelar eleição para os Cades Regionais

Comissão Eleitoral definirá uma nova data para o pleito para garantir a integridade e transparência de todo o processo

Para garantir a lisura integral da eleição para os novos integrantes do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (Cades) Regionais, a Comissão Eleitoral decidiu pelo cancelamento da votação dos dias 21 a 23, quando foram detectados problemas técnicos, como instabilidade no servidor da plataforma Participe+, gerada por um volume extremamente alto e imprevisto de votantes. Apesar de manutenções emergenciais realizadas durante o pleito, a instabilidade no servidor acabou por se refletir na confiabilidade dos bancos de dados da votação. O processo foi concluído com uma grande quantidade de acessos.

Esta foi a primeira eleição virtual para os Cades Regionais e apesar dos problemas enfrentados, destaca-se a imensa participação popular no pleito, muito superior edições anteriores. Foram mantidos plantões presenciais nas subprefeituras, mas estes foram pouco usados.

Ao todo, são 32 Cades Regionais – uma para cada subprefeitura - e cada subprefeito é o presidente do Conselho em sua região. Em cada Regional, há 32 membros, sendo 16 eleitos pela sociedade civil, com oito titulares e oito suplentes e 16 membros indicados pelo poder público, também com oito titulares e oito suplentes. O mandato é de dois anos.

Cerca de 600 candidatos se inscreveram para participar das eleições. Eles escreveram uma carta de intenção identificando nome, experiências e propostas ou temas de interesse para discussão nas reuniões do Conselho.

A Comissão Eleitoral já trabalha para definir uma nova data da eleição. Os eleitores e os candidatos cadastrados poderão participar normalmente do pleito.