Secretaria das Subprefeituras participa de evento nacional sobre tecnologias em serviços públicos

Secretário Alexandre Modonezi realizou palestra sobre as ações adotadas pela pasta na cidade de São Paulo

A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) participou, nesta quarta (01), do Connected Smart Cities & Mobility, evento realizado na capital paulista que reuniu experiências de organizações e empresas na implantação de ações tecnológicas em cidades e mobilidade urbana.

O painel “Inteligência Artificial para o Desenvolvimento de Serviços Públicos” contou com a presença de gestores públicos e especialistas. O secretário Alexandre Modonezi representou a Prefeitura de São Paulo ao abordar a implantação do monitoramento digital de piscinões e túneis na capital.

A SMSUB implantou um sistema de telemetria e telemonitoramento em 37 piscinões, 10 casas de ventilação, sete túneis e passagens, e 1 estação de bombeamento, capaz de monitorar os equipamentos e identificar possíveis falhas.

“Os sensores (telemetria) tornam possível acompanhar o nível e vazão da água, além do funcionamento das motobombas, responsáveis pelo escoamento da água. As informações são consolidadas pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que aciona remotamente o bombeamento conforme a necessidade”, disse Modonezi.

O secretário também ressaltou os avanços que as informações unificadas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) trarão ao aprimoramento dos serviços. Será possível, por exemplo, aplicar a inteligência artificial também ao Sistema de Gerenciamento da Zeladoria (SZG), já utilizado pela gestão, definindo quais as prioridades e frequência de serviços ideal para limpeza de galerias e bocas de lobo.

“As informações geradas permitem que se faça a integração entre os sistemas, tornando as respostas mais assertivas e precisas, com consequente redução de custos”, explica o secretário das Subprefeituras.

Também participaram do painel, que ocorreu em formato híbrido - realizado em parte presencialmente, em parte online -, Alberto Alves Marques Filho, secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico da cidade paulista de São José dos Campos, Samuel Pereira Araújo, secretário de Inovação e Tecnologia da cidade de Salvador, Celso Luiz Guimarães Keppe Junior, diretor-adjunto de Rodovias e Aeroportos do Groupe Egis, Larissa Tavares, diretora de Negócios para Cidades Inteligentes da Sonner Sistemas, Rodrigo Berto, engenheiro especialista em ITS do Egis Groupe, e Rafael R. Garofano, doutorando e advogado pela Universidade de São Paulo (USP).