Capital promove a Jornada do Patrimônio 2021 neste fim de semana

Com ações de educação e reflexão sobre a memória cultural, a programação conta com atividades presenciais e on-line, incluindo visitas guiadas, palestras, oficinas e intervenções interativas

A Prefeitura de São Paulo promove neste fim de semana, dias 11 e 12 de setembro, a Jornada do Patrimônio 2021, com ações de educação e reflexão sobre a memória cultural da cidade, celebrando desde a arquitetura até o cinema, a música, o teatro e, especialmente neste momento, a atuação dos profissionais de saúde.

A programação conta com atividades presenciais e on-line, incluindo visitas guiadas, palestras, oficinas e intervenções artísticas interativas.

O evento, garantido em lei municipal desde 2016, foi reconhecido pelo prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), em 2019.

“A Jornada é um evento de grande importância para a nossa cidade, ainda mais nesse momento de retomada das atividades presenciais”, afirma Aline Torres, Secretária de Cultura. “Essa edição fará com que a população reflita e a valorize a nossa história, arquitetura e arte.”

Circuito Memória Paulistana

Entre os destaques da programação digital, está o Circuito Memória Paulistana, site que reúne depoimentos, informações, fotografias em 360 graus, vídeos e audioguias sobre os principais pontos históricos de São Paulo. O material está organizado em torno de circuitos temáticos, de pautas identitárias como “Lutas Indígenas”, “LGBTQIA+” e “Resistência Negra” até pautas mais específicas como “Futebol de Várzea” e “Memória Operária”, elaborados a partir de mais de 400 pontos mapeados pelo projeto Placas da Memória Paulistana.

O site pode ser acessado no endereço: circuitomemoriapaulistana.com.br.

Roteiros e palestras

A programação também traz uma série de passeios guiados ao ar livre ao longo dos dois dias. No bairro da Liberdade, por exemplo, um tour discute as heranças culturais indígenas e negras que marcam a região tanto quanto as tradições orientais, enquanto, na Penha, um grupo passa pelas igrejas locais para pensar a memória pelos pontos de vista arquitetônico e religioso.

Já na Bela Vista, o Instituto Pasteur ganha uma projeção em videomapping, na noite deste sábado (11), para celebrar a importância dos profissionais de saúde no momento atual, incluindo essa temática nas discussões sobre história e patrimônio. O tema da saúde também aparece em palestras on-line, que discutirão, neste sábado, a partir das 18h, a história de instituições como a Santa Casa de São Paulo e o Hospital de Alienados da Várzea do Carmo. Os eventos trazem especialistas para dividir com o público suas pesquisas sobre fatos históricos pouco conhecidos, como a “roda dos enjeitados”, um mecanismo de abandono de recém-nascidos que funcionava na Santa Casa.

Clique aqui e veja a programação completa.