Cidade de São Paulo celebra o Dia Mundial da Limpeza

Serão realizadas neste sábado (18), por meio da Subprefeitura Sé, atividades em oito praças dos distritos que compõem a região central

A Subprefeitura Sé irá promover diversas ações com o objetivo de incentivar e conscientizar as pessoas quanto aos cuidados com o meio ambiente e a sustentabilidade. As atividades começam no sábado (18), quando é celebrado o Dia Mundial da Limpeza. Trata-se de um movimento cívico que une 180 países e milhões de pessoas para chamar a atenção sobre os impactos ao meio ambiente causados pelo descarte irregular de resíduos sólidos.

O Dia Mundial da Limpeza teve início na Estônia e visa mobilizar voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques.

No dia 18 serão realizadas ações em oito praças, uma em cada distrito que integra a região da Subprefeitura Sé (Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Santa Cecília e Sé), no período entre 10h e 12h.

Entre as atividades estão educação ambiental para as crianças, plantio de mudas de espécies ornamentais, apresentações musicais, distribuição de material informativo e de composto orgânico para utilização em plantas. Os eventos serão encerrados com a simulação de um abraço coletivo em uma das árvores, em respeito aos protocolos sanitários que regem a pandemia de Covid-19.

De acordo com o Subprefeito da Sé, Coronel Salles, esta é uma forma de incentivar e conscientizar o cidadão sobre a importância da preservação do meio ambiente, que tem relação direta com o descarte regular do lixo.

Praças com atividades no Dia Mundial da Limpeza:

- Bela Vista: Praça Dom Orione
- Bom Retiro: Praça Luis Parnes
- Cambuci: Largo do Cambuci
- Consolação: Praça do Ciclista
- Liberdade: Praça Almeida Júnior
- República: Praça Franklin Roosevelt
- Santa Cecília: Largo Santa Cecília
- Sé: Praça Ramos de Azevedo

Primavera

A chegada da Primavera, no próximo dia 22, será celebrada no domingo (26). Haverá plantio de jerivás e plantas ornamentais em um dos trechos do jardim de chuva (espaço onde são plantados flores e arbustos, projetado para reter temporariamente e absorver o escoamento das águas pluviais provenientes de telhados, pátios, gramados, calçadas e ruas) que está sendo construído na Interligação Leste/Oeste. Além disso, serão realizadas visitas às intervenções do programa Gentileza Urbana na Praça Roosevelt, no canteiro central da Rua da Consolação, da Avenida São Luís e na Praça Desembargador Mário Pires.