Capital ultrapassa 90% de cobertura vacinal contra a Covid-19 em adultos

Mais de 100% dos adolescentes de 12 a 17 anos também já foram vacinados. Os resultados demonstram o empenho da administração em garantir o acesso à vacina

A cidade de São Paulo alcançou 90,1% da população adulta com o esquema vacinal antiCovid completo, com as duas doses ou dose única. Os dados foram divulgados ontem (19) no boletim Vacinômetro, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). São 9.609.624 pessoas acima dos 18 anos de idade vacinadas com a primeira dose (D1), sendo que 7.989.188 delas concluíram o processo de imunização com a segunda dose (D2). Outras 326.993 pessoas receberam a dose única (DU) da vacina da Janssen. No total, o município já contabiliza 19.460.593 doses aplicadas.

A SMS deu início, no mês de setembro, à aplicação de uma dose adicional para idosos, adultos com alto grau de imunossupressão e profissionais de saúde. O reforço vacinal a esses públicos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e já registra 595.725 doses aplicadas.

Além disso, na cidade de São Paulo, 850.969 adolescentes de 12 a 17 anos, o que corresponde a 100,8% da população estimada para essa faixa etária, já receberam a primeira dose do imunizante. O município alcançou 0,7% dos adolescentes vacinados com a segunda dose, um total de 6.236 doses aplicadas até as 13h desta terça-feira (19).

Os números expressivos na capital demonstram o empenho da administração em garantir o acesso à vacina. “A preocupação da prefeitura, dentro da disponibilidade de doses, era vacinar o mais rapidamente possível toda a população. Por isso, foram estruturados 600 postos, garantindo o acesso ao imunizante, e assim, conter a doença na cidade, preservando vidas”, afirma o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

A administração municipal construiu uma ampla rede de pontos de vacinação com locais de fácil acesso, como os postos volantes em estações de trem, metrô e terminais de ônibus. Os megapostos e drive-thrus foram organizados com um padrão de segurança, principalmente, para facilitar o fluxo de atendimento contando com equipes fixas. Esse modelo foi replicado em vários municípios. Os profissionais destes espaços e farmácias parceiras foram contratados de maneira emergencial para auxiliar na campanha.

A Secretaria Municipal da Saúde reforça que, mesmo com o avanço da vacinação e a queda no número de casos, óbitos e internações por Covid-19, é importante que todos os protocolos de biossegurança sejam respeitados, para garantir a saúde e a proteção de todos. É fundamental que as pessoas mantenham o distanciamento social, evitando aglomerações, usem máscaras e adotem medidas de higiene pessoal, como lavar frequentemente as mãos e usar álcool em gel.

Onde se vacinar

A lista completa de postos pode ser encontrada na página Vacina Sampa.