Concessionária inicia obras de restauro da parte externa do Mercado Municipal Paulistano

A Mercado SPE SP S.A completou um ano na administração do Mercadão e do Mercado Kinjo Yamato com a abertura da exposição Nosso Mercado - A história contada por quem faz

Com investimentos de cerca de R$ 11 milhões, a Mercado SPE SP S.A, concessionária responsável pela administração do Mercadão e do Mercado Kinjo Yamato, iniciou nesta quinta-feira (08) os trabalhos nas obras de restauro da parte externa do Mercado Municipal Paulistano, na região central da capital. O prefeito Ricardo Nunes esteve no local nesta manhã e acompanhou a abertura da exposição Nosso Mercado - A história contada por quem faz.

“Hoje comemoramos um ano da ordem de início da concessão com o início das obras de restauro. Será feito todo o restauro da parte externa do Mercadão. Isso ficou um ano em tramitação nos órgãos de patrimônio e agora com a aprovação inicia-se esse restauro que será entregue até o fim de 2023”, disse o prefeito Ricardo Nunes. “Isso faz parte do nosso grande projeto de revitalização do centro”, completou.

A concessão começou em setembro de 2021, com duração de 25 anos, contado da data da ordem de início e tem como objetivo trazer benefícios e melhorias para os locatários, usuários e turistas que visitam esses importantes pontos turísticos, culturais e gastronômicos da cidade de São Paulo.

A secretária em exercício da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), Carolina Lafemina, esteve no evento junto com o secretario executivo de Abastecimento (Abast), Carlos Eduardo Batista Fernandes, além do secretário de Governo, Rubens Rizek.

Presidente do Conselho da Mercado SP, Aldo Bonametti, detalhou as obras realizadas no local. “Está sendo feita a decapagem de toda a fachada. Todas as esquadrias de madeira das janelas que são de 1933 têm 12 camadas de tinta e elas estão sendo retiradas, limpas e as tintas estão sendo extraídas da madeira para ela voltar a madeira original”, disse.

Em paralelo ao trabalho feito na parte externa, a ação também será levada para a parte interna. “Primeiro a gente aprovou a parte externa. Já está em andamento o projeto da parte interna que irá abarcar o projeto de modernização. Além de restaurar, a gente vai ampliar os mezaninos e criar áreas novas. Temos outros projetos dentro do restauro interno que demandam mais tempo e estão em evolução”, concluiu Aldo Bonametti.

Para realização das obras de restauro, a companhia envolveu todo o Mercadão em tela, para a proteção dos usuários.

Secretária em exercício da Secretaria Municipal das Subprefeituras no anúncio das obras de reforma do Mercadão e do Mercado Kinjo Yamato

 

Exposição

Para celebrar um ano de concessão do Mercado Municipal Paulistano e do Mercado Municipal Kinjo Yamato, o Mercadão recebe entre os dias 9 e 18 de setembro, das 10h às 16h, a exposição Nosso Mercado - A história contada por quem faz.

A mostra conta com 20 painéis de led interativos, ilustrando as histórias dos Mercados, desde as suas fundações, até os dias de hoje, mostrando o que a concessionária realizou e está projetando para os próximos anos. Incluindo o restauro e a modernização desses importantes patrimônios históricos de São Paulo.

O Mercadão está localizado na rua da Cantareira, 306, no Centro Histórico de São Paulo.

Imagens: Edson Lopes Jr./ SECOM