Irrigação programada garante o sucesso do Projeto FloreCidade na capital

Nos meses de seca, o trabalho é intensificado pelas equipes de zeladoria.

Desde 2019, a Secretaria Municipal das Subprefeituras realiza o paisagismo FloreCidade, com o plantio de diversas espécies vegetais em vias de grande circulação de pessoas. As intervenções contemplam o plantio de forrações como a grama amendoim ou herbáceas como a íris da praia ou ainda arbustivas como a clúsia e bela-emília. A escolha leva em consideração as espécies rústicas com baixas demandas hídrica e de manutenção, mais resistentes e adaptadas ao nosso clima e cidade.

 

O FloreCidade já revitalizou cerca de 40 trechos entre canteiros, pequenos parques, calçadas verdes e outros espaços, totalizando mais de 851 mil m².

Os serviços, divididos em implantação, manutenção e conservação, foram iniciados pela Avenida dos Bandeirantes em 2019, em 79.198 metros quadrados, e passaram pela Av. Gen. Ataliba Leonel, Av. Luiz Dumont Villares, Av. Radial Leste, Av. Salim Farah Maluf, Avenida 23 de Maio e Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello.

Para as ações são dispostas, no mínimo, 18 equipes com 10 funcionários cada. Todos os trabalhos são executados pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) e passam por manutenção para conservação das áreas, além da irrigação com 5 a 12 caminhões, de segunda a sexta, dependendo da necessidade do trecho.

Os sistemas de irrigação permitem que estas áreas verdes sejam adequadamente irrigadas, durante o período necessário e na frequência ideal, proporcionando níveis satisfatórios de umidade e consequente manutenção dos jardins públicos por meio do uso racional e consciente. A água utilizada, na maioria das vezes, é m de reuso, com qualidade mínima para serviços de jardinagem, com teor de cloro residual abaixo de 1mg/l. Essa manobra permite a economia de água potável.

A dinâmica de irrigação é estratégica e essencial para o sucesso e prosperidade dos jardins. Após um período inicial com irrigação constante, à medida que há o desenvolvimento das plantas, a irrigação passa a ser reduzida em frequência, e é aumentada em relação ao volume.

Somente o abastecimento intenso e adequado de água pode propiciar o sucesso na implementação de um jardim urbano diante das condições climáticas características da região sudeste, principalmente no que se refere às altas temperaturas.


Jardins Verticais – 23 de Maio
A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) também realiza, diariamente, a manutenção dos Jardins Verticais da Avenida 23 de Maio, que conta com 10.185 m² e demanda cuidados diários diferenciados, necessitando técnicas específicas de zeladoria. Uma equipe com 10 funcionários é responsável pela manutenção dos jardins.

Os serviços de manutenção acontecem de segunda a sábado. A irrigação é diária e automatizada. Aos sábados são realizados os trabalhos com cestos aéreos, para não atrapalhar o tráfego na via.