Distrito de Parelheiros comemora seu 183º aniversário

Vanusa fechará o primeiro dia de festejos com chave de ouro!

O extremo sul da Cidade está em festa e este final de semana foi o escolhido para celebrar os 183 anos de Parelheiros, completados no último dia 6. Na programação, muita música e artesanato para quem quiser curtir a festa. Além das tradicionais barracas de comidas e bebidas, que ficarão montadas durante todo o final de semana para quem quiser se deliciar.

Nesta sexta-feira (21) a Subprefeitura Parelheiros dá início às festividades com uma missa a ser celebrada às 20 horas, na Igreja de Parelheiros, no Centro. A comemoração, que acontece na Rua Terezinha Prado de Oliveira, nas proximidades do CEU Parelheiros, vai até domingo e levará muito lazer, cultura e musicalidade para a região.

No sábado (22), a festa começa às 18 horas com apresentações regionais de musica e dança. Quem fecha o primeiro dia de festa será a Vanusa, que cantara clássicos como “Prova de fogo” e “Agora eu sei” para animar os presentes. Já no domingo, a programação terá início mais cedo, às 10 horas, com o tradicional desfile cívico que, este ano, terá como tema a Copa do Mundo e contará com 2040 participantes, entre estudantes das redes municipais, estaduais e particulares da região, da Polícia Militar, da Guarda Civil Metropolitana e da Guarda Ambiental, além dos demais interessados que já procuraram a Subprefeitura para desfilar. Para esquentar ainda mais, as fanfarras irão se apresentar, seguidas do desfile de parelhas, charretes e carruagens. Quem fecha o desfile com chave de ouro é o Boi do Gordinho, famoso na região e no Brasil, acompanhado dos cavaleiros.

A programação de palco terá início às 13h30, com o 3º Festival de Talentos da Região e o vencedor receberá uma medalha e um troféu como prêmio. Ao longo do dia, além dos shows e festivais, quem prestigiar o evento poderá, gratuitamente, fazer testes de glicemia, pressão arterial, se consultar com um oftalmologista e receber orientações sobre dengue e DSTs, além de incrementar o visual com cabeleireiros especializados em penteados e tranças afros. Por fim, depois de muita diversão, uma alvorada de fogos marcará o fim do evento.


Um pouco sobre Parelheiros
Os distritos de Parelheiros e Marsilac constituem a maior área territorial das 31 subprefeituras de São Paulo. São 353 Km2 ricos em recursos naturais: água límpida, florestas e ar puro - um verdadeiro patrimônio ambiental da metrópole paulista. A região produz 24% da água de que São Paulo precisa para a realização de atividades industriais, lazer, agricultura e abastecimento público. Essa porção de território é tão importante que está protegida por várias leis federais, estaduais e municipais. O conjunto de matas e os trechos de terra permeáveis à penetração do solo sem moradias criam um ambiente favorável ao aparecimento de riachos e olhos d’água que acabam por formar as represas Billings e Guarapiranga.

A posse do território começou com a chegada de 94 famílias alemãs em 1829. O nome Parelheiros também tem origem germânica: os primeiros habitantes costumavam fazer corridas com um tipo de carruagem, chamado parelha, e daí deriva-se a denominação. Seguiu-se a colonização japonesa na década de 50 que desenvolveu a agricultura, transformando os distritos de Parelheiros e Marsilac na maior área agrícola de São Paulo.

Hoje, estima-se que a região tenha 200 mil habitantes, divididos entre 90 bairros e duas aldeias indígenas: Pyau (Krukutu) e Tenondè Porã (Morro da Saudade), de um subgrupo guarani com cerca de mil pessoas, que moram na estrada da Barragem. A região, por suas características rurais, apresenta um grande potencial turístico, com condomínios residenciais, trilhas, passeios a cavalo, cachoeiras, centros espirituais, casarios, cemitérios - um deles com mais de 200 anos - além de estações férreas com planos de reativação dos trens de passeio.


Programação
Sexta-feira, 21 de maio:
• 20 horas – Missa na Igreja de Parelheiros (Praça Julio Cesar de Campos, s/n – Centro)

Sábado, 22 de maio:
• 18 horas - Balê Afro Mona Kavungo
• 19 horas - Samuel Acústico – MPB
• 20 horas - Swingueira do Forró
• 21 horas - Vanusa

Domingo, 23 de maio:
• 10 horas – Desfile Cívico
• 13h30 – 3º Festival de Talentos
• 15 horas – Teatro - Dengue Nem Sonhando
• 16 horas – 3º Festival de Talentos
• 17 horas – Teatro Nascentes dos Monos
• 18 horas – Banda Murundu (Eclético)
• 19 horas – Mexerica no Pé de Limão (Forró Pé de Serra)
• 20 horas – N5.27 (Pop/Rock)
• 21 horas – MK5 (Eclético)
• 22 horas – Encerramento com alvorada de fogos